Sábado, Junho 1, 2024
21.9 C
Lisboa
More

    Dilma Roussef confirma presença na posse de Michelle Bachelet no Chile

    Michelle Bachelet comemora a vitória presidencial. (REUTERS/Ivan Alvarado)
    Michelle Bachelet comemora a vitória presidencial.
    (REUTERS/Ivan Alvarado)

    A presidente brasileira, Dilma Rousseff, confirmou que vai estar presente na posse de Michelle Bachelet, na próxima terça-feira (11), no Chile. A informação foi divulgada pelo palácio do governo. A socialista chilena substitui Sebastian Piñera, de direita, na presidência.

    A cerimônia vai acontecer na sede do Congresso chileno, no porto de Valparaíso, a cerca de 110 km a oeste da capital Santiago. Outros presidentes latinos, como Evo Morales, da Bolívia, Ollanta Humala, do Peru, e Enrique Peña Nieto, do México, também já confirmaram presença.

    Michelle Bachelet, 62 anos, volta à presidência pela segunda vez após ter vencido com folga o segundo turno das eleições presidenciais em dezembro, contra Evelyn Matthei, de direita.

    Em 2006, ela foi a primeira mulher eleita para chefiar o país. Ela terminou seu mandato quatro anos depois com alto índice de popularidade, mas não pôde se candidatar à reeleição porque o sistema é proibido pela Constituição chilena.

    Ao final do seu mandato em 2010, Michelle Bachelet assumiu a direção da agência das Nações Unidas ONU-Mulheres. Além da carreira política, Bachelet também é pediatra.

    Crise venezuelana

    O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, aproveita a viagem ao Chile, onde fica três dias, para conversar com os líderes da região sobre as manifestações que abalam a Venezuela. O líder venezuelano Nicolas Maduro fez um apelo por um encontro de presidentes sul-americanos para discutir a crise no país, que já dura mais de um mês e provocou a morte de 20 pessoas.

    O presidente do Equador, Rafael Correa, declarou que os ministros das Relações Exteriores da Unasul que encontrariam em Santiago. No entanto, Maduro já exprimiu que é contra qualquer tipo de mediação de fora, principalmente da OEA (Organização dos Estados Americanos) ou de Washington. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema