Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Comissário-chefe quer mais empenho no desarmamento da população

    Luanda – O coordenador da subcomissão técnica para o desarmamento, comissário-chefe Paulo de Almeida, considerou nesta segunda-feira, em Luanda, necessário que se tracem estratégias para a reactivação das actividades daquele órgão, pelo facto de estarem a ressurgir casos de renitência, entre os cidadãos.

     Coordenador da subcomissão técnica para o desarmamento, comissário-chefe Paulo de Almeida Foto: Angop

    Coordenador da subcomissão técnica para o desarmamento, comissário-chefe Paulo de Almeida (Foto: Angop)

    Ao intervir numa conferência de imprensa, informou que a província de Luanda continua a ser a zona do país com o maior índice de posse de armas ilegais, por parte dos cidadãos, sem se referir aos dados das demais províncias onde haja armas ilegais.

    “Estamos preocupados com a posse e certa proliferação de armas ilegais, o que demonstra renitência quanto ao acatamento do programa de desarmamento. Continuamos a recolher as armas diariamente e consideramos que ainda existem muitas armas em posse ilegal”, declarou.

    Para contrapor este cenário, a Comissão Nacional de Desarmamento da População Civil realiza a 16 do corrente mês uma reunião de balanço, para reactivar as suas estratégias de actuação, devido a constatação de alguma proliferação de posse ilegal de armas, sobretudo em Luanda.

    Paulo de Almeida sublinhou que a campanha de desarmamento da população civil é parte do programa do Executivo e visa consolidar a paz e reconciliação nacional, desenvolvimento e estabilidade social.

    Em Angola, o desarmamento dos cidadãos em posse ilegal de armas de fogo teve início em Maio de 2008 e compreendeu quatro fases, designadamente de “organização e sensibilização”, “entrega voluntária”, “recolha coerciva” e de “controlo”.

    A Comissão Nacional para o Desarmamento foi criada com o objectivo de reduzir a proliferação de armas ligeiras e de pequeno porte, sobretudo as obtidas de forma ilícita durante o conflito armado que assolou o país, até 2002. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema