Sexta-feira, Maio 3, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Chivukuvuku admite apoiar outro candidato da oposição nas Presidenciais de 2022

    Abel Chivukuvuku, antigo dirigente da UNITA e ex-líder da CASA-CE, admite apoiar outro candidato que não ele para derrotar João Lourenço e o MPLA nas Presidenciais de 2022 desde que este saia de uma coligação da oposição, se não conseguir, até lá, legalizar o seu PRA-JA Servir Angola.

    Numa iniciativa da organização “Friends Of Angola – FoA”, que teve lugar na sexta-feira, em Luanda, a “cara” do projecto PRA-JA Servir Angola, que luta na justiça por ver reconhecida a sua legalização, até ao momento travada pelo Constitucional por alegadas irregularidades processuais, sublinhou que não faz questão de ser ele a dar a cara por uma candidatura que una a oposição numa frente contra a candidatura do MPLA, encabeçada pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço.

    Citado pela Lusa, Abel Chivukuvuku aproveitou a ocasião para deixar claro que é errada a ideia de que “não aceita mais nada” que não seja ser ele mesmo a encabeçar uma candidatura, afirmando que isso não está evidente no seu percurso político, visto que foi dirigente da UNITA “durante mais de 30 anos” e nunca foi presidente do maior partido da oposição.

    Mas frisou que está disponível para apoiar uma candidatura que reúna o apoio alargado de partidos da oposição, como é vontade expressa já por algumas personalidades da política nacional angolana.

    O ex-dirigente da UNITA e da CASA-CE, que co-fundou em 2012 e da qual saiu em desacordo com a restante direcção há cerca de um ano, avançou ainda, nesta conferência virtual da FoA que tem sido contactado para reflectir sobre a possibilidade de integrar a alternativa a João Lourenço e ao MPLA.

    Segundo a Lusa, Chivukuvuku tem sido abordado por uma corrente que entende que toda a oposição se deveria unir em torno de uma candidatura contra a do MPLA, de forma a que na corrida às urnas em 2022 estejam apenas essas duas possibilidades, diminuindo assim algumas das vantagens do actual Presidente e candidato a um segundo mandato.

    Publicidade

    spot_img
    FonteNJ

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema