Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Capacidade de oferta melhora em várias províncias

    Estratégia de desenvolvimento do sector será alcançada a longo prazo. Foto: Vigas da Purificação
    Estratégia de desenvolvimento do sector será alcançada a longo prazo.
    Foto: Vigas da Purificação

    Os projectos estruturantes que estão a ser desenvolvidos no país têm como missão proporcionar à população acesso à água potável contribuindo para o crescimento da actividade económica.

    O resultado da avaliação do funcionamento do sistema de abastecimento de água (SISAS) registou a nível nacional um saldo bastante posi­tivo. Segundo o “Boletim Secto­rial“, órgão afecto ao Ministério da Energia e Águas, na sua edi­ção deste mês, dos 4.186 sistemas existentes, 3.188 funcionam, o que representa 76 por cento (pc) e 998 não funcionam, corres­pondendo a 24 pc.

    Entre as pro­víncias com maior percentagem de sistemas de fornecimento de água a funcionar, destacam-se a Lunda-Norte, com 100 pc; Ben­guela (99), Huíla (86), Kuan­do-Kubango (85), Cunene (84), Bié (83) e Zaire (82). A provín­cia do Kwanza-Norte vem a sse­guir com 79, Huambo e Moxico com 76, Kwanza-Sul (74), Bengo (70), Cabinda (68), Namibe (64), Luanda (61), Lunda-Sul (60), Úije (55) e Malanje com 43.

    Chafarizes

    Na percentagem do funciona­mento dos chafarizes por provín­cias, destacam-se as províncias de Cabinda, Benguela, Kwanza–Sul, Luanda, Lunda-Norte e Úije, com 60 pc. Entre 71 e 85 pc, estão as províncias do Kwanza-Norte, Moxico, Bengo. As circunscri­ções do Bié, Huambo, Kuando-Kubango, Lunda-Sul e Namibe estão entre 86 e 93 pc. De 94 a 100 pc, encontram-se a Huíla e o Zaire.

    O projecto que deve abranger áreas urbanas e rurais prevê atingir um universo de cerca de 18, 9 milhões de habitantes.Deste número, 56 pc são de áreas urbanas e 44 pc da rural.

    Cumprimento

    Entre as cidades cujas metas pre­conizadas pelo Executivo foram atingidas, destacam-se Malanje, Saurimo, Ndalatando, Huambo, Cuito, Dundo e Uíje. Já nas cida­des do Luena e Mbanza Congo as metas não foram cumpridas.

    Com a finalidade de assegu­rar a sustentabilidade do Sisas, foram identificados alguns meca­nismos que permitirão um melhor desempenho. O realce recai para a permanência de recursos finan­ceiros para o desenvolvimento, implementação e operação do Sisas, alem da qualificação dos recursos humanos.

    O projecto de implantação do Sisas tem, entre outros, o apoio do Unicef e da União Europeia. (Jornal de Economia & Finanças)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema