Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Burla à NASA provoca prejuízos de 700 milhões

    A empresa SAPA, que falsificou milhares de garantias de peças de alumínio ao longo de 19 anos para centenas de clientes, foi acusada de burlar a NASA em 700 milhões de dólares, escreve o Jornal Económico.

    Um fabricante de metais falsificou os resultados dos testes e forneceu materiais defeituosos à agência aeroespacial norte-americana, causando mais de 700 milhões de dólares (623 milhões de dólares) em prejuízos. A notícia é avançada pela “Bloomberg”, esta quinta-feira, que refere também que esta burla levou ao falhanço de duas missões de lançamento de satélites devido aos materiais defeituosos.

    A fraude envolveu a empresa SAPA, que falsificou milhares de garantias de peças de alumínio ao longo de 19 anos para centenas de clientes. A norte-americana NASA foi um deles.

    As partes danificadas foram usadas no fabrico do Taurus XL, um foguete que deveria lançar satélites para o espaço com o objetivo de analisar o clima da Terra durante as missões realizadas entre 2009 e 2011. A carenagem do veículo de lançamento, uma estrutura em concha que transporta o satélite enquanto atravessa a atmosfera, não abriu totalmente o que fez com que a missão ficasse sem efeito, de acordo com um comunicado da NASA.

    “Quando os resultados dos testes são alterados e as certificações são fornecidas falsamente, as missões falham”, disse Jim Norman, diretor de serviços de lançamento da NASA à Bloomberg, acrescentando que anos de trabalho científico foram perdidos devido à fraude.

    A notícia vem uma semana depois da norueguesa Norsk Hydro, a atual detentora da SAPA, concordar em pagar 46 milhões de dólares (40 milhões de euros) à NASA e ao Departamento de Defesa para resolver acusações criminais e ações civis relacionadas a ações fraudulentas entre 1996 a 2015.

    A empresa admitiu que os funcionários haviam falsificado os resultados dos testes relacionados com força e segurança do metal sob pressão. A SAPA, agora conhecida como Hydro Extrusion Portland, também concordou em declarar-se culpada de uma acusação de fraude postal.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema