Sábado, Junho 1, 2024
24.4 C
Lisboa
More

    Boxe clama por apoios

    O presidente do Sporting Clube do Lubango, Rui Teles, defendeu na terça-feira, naquela cidade, a necessidade de haver um maior investimento e dedicação dos agentes do boxe para o desenvolvimento da modalidade no país.
    Entrevistado pela Angop, para avaliar o estado actual do boxe a nível da província da Huíla, disse ser necessário um investimento sério, que deve passar por programas de massificação, promoção de actividades desportivas e formação de treinadores.
    Afirmou ainda que a província não realiza, há muito tempo, competições internas, nem participa nos campeonatos nacionais e internacionais, situação que tem levado a que o número de praticantes diminua, por falta de incentivos.
    “A Huíla já foi tida como a maior potência da modalidade no país, tendo revelado nomes como Pedro Domingos Kinda, Lussa e Estrela, que elevaram bem alto o boxe huilano, que infelizmente não teve seguimento pelas razões que avançámos”, realçou o dirigente desportivo.
    O antigo treinador do Inter da Huíla e do Petro do Huambo reconheceu ser um facto evidente a fraca participação das poucas equipas existentes no país, em particular a Huíla, aliado a uma ausência constante de actividades que podiam manter atletas e técnicos em permanente rodagem competitiva.
    Acrescentou que, na década de 90, na Huíla, existiam clubes como o Inter, Sporting do Lubango e Escola Pambo Fernandes, que levavam atletas para as competições nacionais e internacionais, mas actualmente já não se fala de boxe por estas paragens. “Se as coisas continuarem como estão, acredito que o boxe, a nível da província, vai desaparecer. Por isso, é preciso que os amantes da modalidade, antigos praticantes e a associação revejam esta situação que é muito crítica, não só para a Huíla mas o país em geral”, sublinhou o dirigente desportivo.
    Apontou a falta de financiamento como factor principal que emperra o avanço da modalidade na província e pediu à federação para rever a sua política de gestão e massificação, para que não se assista ao desaparecimento gradual da modalidade.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema