Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Benfica e FC Porto regressam à Europa com tarefas desiguais e ânimos opostos

    (DR)
    (DR)

    O Benfica, finalista vencido da Liga Europa na época passada, e o FC Porto, vencedor em 2011, regressam na quinta-feira aos palcos europeus, enfrentando tarefas desiguais nos quartos-de-final da prova e com estados de espírito opostos.

    O Benfica, lançado para a conquista do título português, desloca-se à Holanda para defrontar o AZ Alkmaar no jogo da primeira mão, enquanto o FC Porto, no rescaldo de mais uma derrota na Liga que deixou o objetivo — revisto — do segundo lugar ainda mais inacessível, recebe os espanhóis do Sevilha (jogo transmitido em direto na SIC e no site da SIC Notícias).

    Depois de ter passado ao lado da glória na temporada passada, na qual hipotecou o campeonato ao ser derrotado no estádio do rival FC Porto na penúltima jornada, a final da Liga Europa frente aos ingleses do Chelsea e da Taça de Portugal perante o Vitória de Guimarães, o Benfica parece determinado em não repetir os erros do passado.

    Jorge Jesus tem afirmado, reiteradamente, que a conquista do título nacional é o objetivo prioritário do clube e a gestão do plantel, com o recurso a jogadores menos utilizados na Liga Europa e Taça de Portugal, parece confirmá-lo, mas a aproximação da fase decisiva da Liga Europa pode levar o treinador a rever a sua posição.

    Com uma vantagem de sete pontos sobre o perseguidor Sporting, a cinco rondas do fim, o Benfica tem uma margem de segurança confortável que lhe poderá permitir apostar mais na competição europeia caso atinja as meias-finais, mas não é credível que o faça já perante o AZ Alkmaar, sétimo classificado da Liga holandesa.

    Apesar da carreira modesta no campeonato, o AZ Alkmaar, treinado por Dick Advocaat, tem um percurso muito diferente na Liga Europa, na qual perdeu apenas um dos 12 encontros que disputou, e saldo com equipas portuguesas também recomenda alguns cuidados ao Benfica.

    Os holandeses nunca mediram forças com os “encarnados”, mas já defrontaram o Sporting, o Sporting de Braga e o Paços de Ferreira, e os “leões” foram os únicos que conseguiram vencer, nas meias-finais da Taça UEFA, antecessora da Liga Europa, na caminhada para a final, perdida em casa para os russos do CSKA de Moscovo.

    Depois da derrota a meio da semana frente ao FC Porto, para a Taça de Portugal, a vitória no domingo no estádio do Sporting de Braga, por 1-0, permitiu ao Benfica reencontrar-se com os êxitos, enquanto o rival portuense deu um passo atrás na luta pelo segundo lugar na Liga, ao perder com o Nacional, por 2-1.

    A Liga Europa afigura-se como a principal “tábua de salvação” da época do tricampeão nacional, que já mudaram de treinador, substituindo Paulo Fonseca por Luís Castro, mas o Sevilha, onde alinham os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço, será um obstáculo difícil.

    O Sevilha ocupa o quinto posto da competitiva Liga espanhola, para a qual venceu há pouco mais de uma semana o “colosso” Real Madrid, num jogo em que o guarda-redes Beto, antigo jogador do FC Porto, teve um papel determinante.

    Mesmo com semelhante “cartão-de-visita”, o Sevilha não intimida o FC Porto, que na ronda anterior eliminou o Nápoles e até guarda boas recordações dos andaluzes: em 2010/11, os portuenses afastaram o Sevilha numa campanha que terminou com a conquista do segundo troféu continental de clubes.

    A Juventus, grande favorita a disputar a final da prova no seu estádio, em Turim, a 14 de maio, vai jogar no estádio do Lyon, dos portugueses Anthony Lopes e Miguel Lopes, enquanto o Valência, equipa de João Pereira, Ricardo Costa e Ruben Vezo, recebe o Basileia. (sicnoticias.sapo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema