Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    ANIP perde ‘força’ na aprovação de investimento privado

    Maria Luísa Abrantes, PCA ANIP (Foto: Angop)
    Maria Luísa Abrantes, PCA ANIP
    (Foto: Angop)

    Projectos de investimentos privados não vão mais precisar do aval da ANIP para se implementar em Angola. Associações de empresários e economistas aplaudem a medida do Governo.

    As empresas e demais investidores que pretenderem aplicar os seus recursos em Angola vão deixar de precisar de remeter os seus processos para instrução, preparação e aprovação à Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP). O processo passará a ser da responsabilidade de departamentos ministeriais, ou do Presidente da República, na sequência da revisão da Lei do Investimento Privado (LIP), já aprovada pela Comissão Económica do Conselho de Ministros.

    A medida foi anunciada pelo ministro da Economia, Abrahão Gourgel, após a reunião da Comissão Económica, no final da semana passada. Em declarações aos jornalistas, o governante disse que a nova lei obriga a que todos os processos, nomeadamente sua a instrução, preparação e aprovação, sejam da competência dos departamentos ministeriais, desde que o capital a ser aplicado seja superior a 10 milhões USD.

    De acordo com Abrahão Gourgel, que não detalhou o procedimento aplicável aos projectos abaixo de 10 milhões USD, os investimentos acima deste valor serão encaminhados, através dos departamentos ministeriais ou pela entidade que receber a proposta de investimento, directamente para análise do PR, mais concretamente ao nível da Casa Civil, num órgão a ser criado para o efeito. (expansao.ao)

    Por: Nelson Rodrigues

    Continue a ler o artigo na edição impressa disponível nas bancas

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema