Terça-feira, Abril 30, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Angola acolhe conferência sobre vigilância e segurança marítima do Golfo da Guiné

    Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço (Foto: Lucas Neto)
    Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço (Foto: Lucas Neto)

    Uma Conferência Internacional sobre a Vigilância e Segurança Marítimas do Golfo da Guiné será realizada na capital angolana (Luanda), no mês de Setembro, revelou hoje, sexta-feira, no município do Ambriz, província do Bengo, o ministro da Defesa Nacional, João Manuel Lourenço.

    O responsável anunciou a realização da conferência quando orientava o acto central do 39º aniversário da Marinha de Guerra Angolana (MGA), assinalado hoje, 10 de Julho.

    Segundo o governante, o encontro internacional é iniciativa do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, visando reforçar a vigilância e segurança marítimas do Golfo da Guiné.

    “Esperamos que seja uma importante contribuição à paz e segurança internacionais, neste mundo cada vez mais globalizado, onde os perigos que pairam sobre nossos países só podem ser vencidos no quadro de uma perfeita cooperação internacional, baseada na defesa e segurança”, disse.

    O dirigente referiu que o mar é para Angola, uma via de comunicação que interliga com países de vários continentes e um meio gerador de grande riqueza, de recursos energéticos e alimentares, fundamentais para a economia nacional.

    “Lamentavelmente, este mesmo meio que deve servir para o estreitamento das relações de cooperação e intercâmbio comercial entre as nações, também é utilizado por organizações criminosas que atentam contra a paz e a segurança universais”, disse.

    Para o ministro, Angola encontra-se numa importante rota marítima internacional, concretamente o Golfo da Guiné, onde as ameaças descritas vêm conhecendo um crescimento considerável em países como a Nigéria, os Camarões, o Níger, o Mali ou ainda o Tchad, situação que preocupa.

    Assim, falou que os praticantes de terrorismo, tráfico de armas, de drogas, de seres humanos para o trabalho escravo ou a prostituição, a emigração ilegal e outros actos criminosos, usam também os mares e oceanos para praticar e atingir seus fins macabros.

    O acto central do 39º aniversário da MGA foi presenciado por oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), e respectivos ramos, concretamente Exército, Força Aérea Nacional e Marinha de Guerra Angolana, do governador provincial do Bengo, João Bernardo Miranda, e de adidos militares acreditados no país.

    A cerimónia envolveu demonstrações de exercícios militares e animação pelos músicos angolanos Dom Caetano e Isidora Campos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mesmo com trégua em Gaza, Israel não descarta invadir Rafah, diz Netanyahu

    O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou nesta terça-feira (30) que Israel lançará em breve uma ofensiva terrestre contra a Faixa...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema