Quarta-feira, Maio 15, 2024
13 C
Lisboa
More

    AIEA pede à Líbia urgência para transferir material nuclear

    A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu, nesta quinta-feira, à Líbia que encontre com urgência um local para estocar o concentrado de urânio descoberto durante os confrontos que culminaram na derrubada do regime do ditador Muammar Kadafi, morto em outubro passado.

    Embora Kadafi tenha garantido em 2003 ter abandonado seu projeto de construção de uma bomba atômica, 6.400 barris de material nuclear foram encontrados na Líbia. No dia 9 de dezembro, especialistas da AIEA encerraram uma visita a dois centros de pesquisa nuclear, um na capital Trípoli e o segundo na zona militar de Sabha.

    Os agentes assinalaram nesta quinta-feira que as condições de armazenamento se deterioram e a segurança é insuficientes nos locais atualmente. Eles pedem que o novo governo líbio haja rapidamente para vender ou transferir o concentrado de urânio, que precisa ser estocado em um lugar seguro.

    O material denominado “yellow cake” é utilizado para a fabricação de combustível nuclear e pode ser enriquecido para a produção de armas nucleares.

     

    Fonte: RFI

    Foto: United States Department of Energy

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema