Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Agência espacial revela o programa anual

    Sondas europeias voltam à Terra este ano com um tesouro de dados sobre o Big Bang, a água em Marte e as mudanças climáticas, afirmou, em declarações à imprensa, o director da Agência Espacial Europeia (ESA), Jean-Jacques Dordain.

    “O ano de 2013 vai render frutos extraordinários de conhecimento sobre o espaço”, antecipou Jean-Jacques Dordain, durante uma conferência de imprensa.
    Em 22 de Fevereiro, os cientistas têm de regresso a missão Humidade dos Solos e Salinidade dos Oceanos (SMOS), em que um satélite lançado em 2009 faz o mapa da superfície e os oceanos da Terra em busca de alterações provocadas pelas mudanças climáticas.

    Em 21 de Março, astrofísicos divulgam o primeiro mapa completo do céu do Fundo Cósmico de Micro-ondas (CMB), corrente de radiação antiga que data da criação do universo, há 14 mil milhões de anos. O mapa foi gerado pela sonda Planck, lançada em Maio de 2009.

    Em Junho, especialistas da Agência Espacial Europeia divulgam um “mapa mineralógico” completo de Marte, montado a partir de dados fornecidos pela sonda Mars Express, que este ano assinala dez anos de operações, afirmou Jean-Jacques Dordain. Com indícios da existência de água no passado, o mapa ajuda a seleccionar os locais para uma ambiciosa missão científica russo-europeia, a ExoMars, que compreende um orbitador que vai ser lançado em 2016 e um veículo robot, em 2018.

    Em 29 de Dezembro, a Mars Express faz o seu sobrevoo mais próximo da lua marciana de Fobos, passando a menos de 50 quilómetros da sua superfície. Ainda este ano, o observatório europeu Herschel, lançado em 2009, fornece um mapa completo da superfície da Via Láctea, possibilitando aos astrónomos apontar donde as estrelas estão a surgir na nossa galáxia.

    No segundo semestre de 2013 está previsto o lançamento do Gaia, um telescópio de “astrometria espacial” que examina mil milhões de estrelas para produzir o maior mapa tridimensional da Via Láctea.

    A Agência Espacial Europeia também anunciou que prossegue com o lançamento previsto dos primeiros satélites operacionais do seus programa espacial Galileu, concorrente europeu do americano Sistema de Posicionamento Global (GPS) de navegação por satélite.

    Quatro satélites são lançados em pares por dois foguetes Soyuz, da base da Agência Espacial Europeia em Kourou, na Guiana francesa, na segunda metade do ano.
    Quatro satélites de teste já se encontram em órbita. Finalmente, o sistema Galileu vai ter 27 satélites em operações e três reservas.

    O orçamento da Agência Espacial Europeia, congénere da norte-americana NASA, para 2013 é de 5,6 mil milhões de dólares, uma subida de seis por cento em relação às verbas recebidas no ano passado, disse Jean-Jacques Dordain. (jornaldeangola.com)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema