Terça-feira, Maio 28, 2024
20.7 C
Lisboa
More

    População do Cungula no Uíge necessita de dois enfermeiros

    Angop

    A população da aldeia do Cungula, situada a 22 quilómetros à Nordeste da cidade do Uíge, necessita de dois enfermeiros para assistir os pacientes no Posto de Saúde local, revelou hoje (segunda-feira), o soba Lucas Dias, preocupado com à falta destes profissionais na localidade.

    Segundo a autoridade tradicional da povoação, o Posto já tinha um enfermeiro que foi retirado em Janeiro de 2017, devido à sua formação profissional, tendo o mesmo sido deslocado para a cidade do Uíge e, deste à data, a instituição ficou apenas com a intraestrutura.

    Diante da situação, disse, à falta de enfermeiro para acudir um doente na aldeia faz com que as pessoas procurem outras unidades sanitárias mais longínquas ou vão para o Hospital Geral, a 22 quilómetros, na sede da capital da província.

    De acordo com o soba Lucas Dias, o Posto de Saúde do Cungula, quando tinha o enfermeiro nos anos transactos, atendia também as aldeias vizinhas do Cavunga, Terra Nova, Mbanza Katambi e outras localidades próximas.

    Já o director municipal em exercicio, Rui Adelino Diaculo refere que a realizade é conhecida pelo Governo do Uíge e tudo indica que, com o concurso público de 2019 para o ingresso de novos técnicos e médicos, vai minimizar-se a situação no referido Postos de Saúde e outros.

    Rui Adelino Diaculo informou ainda que a Direção Municipal controla actualmente cinco aldeias com Postos de Saúde que carecem de enfermeiros, nomeadamente a Cungula, Mutai, Cari, Piqui e Henda.

    Justificou que o enfermeiro da aldeia Cungula beneficiou de uma formação na área de Vigilância Epidemiológica e ocupa agora as funções de Supervisor, disse, acrescentando que à sua Direcção está a trabalhar para repôr, em breve, um outro enfermeiro na povoação.

    O responsável lembrou igualmente que por falta de quadros outros Postos de Saúde têm apenas um enfermeiro, que faz quase tudo, número insuficiente para responder á procura da população nas comunidades aos serviços de saúde, daí a necessidade do aumento do pessoal, reconheceu.

    Neste momento, a Direcção Municipal de Saúde da sede provincial controla 49 unidades sanitárias, sendo cinco com necessidades urgente de enfermeiros e outros vários especialistas para assistir a população.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

    Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema