Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    XI Congresso da UNITA: Samakuva propõe “governo-sombra”

    Participam mais de mil delegados incluindo os membros da Comissão Política conotados com o chamado grupo de reflexão

    O presidente cessante da UNITA, Isaías Samakuva, abriu hoje, nos aredores de Luanda, o XI congresso do seu partido com apelos à reconciliação interna e à necessidade da  criação de um governo de sombra.

    Segundo o dirigente do maior partido da oposição, a construção da unidade nacional  começa em casa.

    “Não faz sentido falarmos da reconciliação nacional se não nos reconciliarmos com os que, no passado, abandonaram a nossa casa, ou seja, a UNITA. Todos seremos poucos para construir a Angola dos nossos sonhos,” afirmou Samakuva.

    Armando Chicoca / VOA

    No seu discurso, Isaías Samakuva anunciou que um dos temas a ser levado a debate tem a ver  a necessidade da  criação de  uma estrutura que acompanhe, os principais dossiers do país, fiscalize efectivamente a execução do Plano Nacional e elabore políticas alternativas para todos os sectores da vida nacional com vista a apresentar ao eleitorado o programa da UNITA para governar Angola, o que, para ele, significa criar um “governo-sombra”.

    No congresso da UNITA, cujos trabalhos terminam na sexta-feira com a eleição de uma nova direcção partidária, participam mais de mil delegados incluindo os membros da Comissão Política conotados com o chamado grupo de reflexão, nomeadamente Abel Chivukuvuku, Paulo Lukamba Gato, Samuel Chiwale, e Carlos Candanda.

    Abel Chivukuvuku disse à Voz da América que apenas na sexta-feira deverá falar à imprensa sobre o seu partido e um comentário sobre os trabalhos do congresso. Garantiu também que vai participar dos debates e emitir opiniões sempre que necessário.

    Por Venâncio Rodrigues | Luanda

    Fonte: RFI

    Foto: Armando Chicoca / VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema