Sábado, Maio 4, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Toyota vai formar mecânicos em Angola

    Uma academia voltada à formação de mecânicos para manutenção e reparação de automóveis da marca japonesaToyota foi inaugurada, esta sexta-feira, no Centro de Formação Profissional do Cazenga, em Luanda.

    Resultado de um acordo entre os governos de Angola e do Japão, a academica vai, numa primeira fase, formar dez formadores em mecânica do Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP), tutelado pelo ministério angolano da Administração Pública , Trabalho e Segurança Social.

    Nos termos do acordo, os dez primeiros formadores devem cumprir um ano e meio de aperfeiçoamento profissional, sendo 16 meses em Angola e dois no Brasil.

    A parceria estabelece para o ano de 2022, a abertura oficial da academia da Toyota de Angola nos centros do INEFOP. Nessa altura se espera que estajam já formados 20 formadores angolanos multiplicadores de conhecimento.

    O mesmo entendimento prevê também o fornecimento de equipamentos, formação de formadores em áreas como o da construção civil  e metalomecânica, por via do Serviço Nacional de Aprendizagem  Industrial (SENAI).

    O corte da fita coube ao  secretario de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, tendo sublinhado que o acto reflecte a preocupação do Governo angolano com a formação profissional.

    “Existe um parque automóvel em Angola maioritariamente composto por viaturas desta marca, sendo assim, é opurtuna a visão do ministério em estabelecer parceria com a empresa Toyota”, observou o secretariado de Estado.

    O representante do embaixador do Japão em Angola, Tshimari Matsuchico, declarou que o governo e a Agência de Cooperação Internacional do seu país têm há vários anos uma parceria com o Centro de Formação Profissional  do Cazenga.

    Trata-se de uma parceria em que se evidencia a transferência de tecnologia de qualidade, para o desenvolvimento dos recursos humanos, contribuindo para o crescimento social e a estabilidade da economia em Angola.

    Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Toyota de Angola, Nuno Borgues, adiantou que os jovens seleccionados devem se empenhar na aprendizagem, pois serão preparados para prestar assistência a qualquer viatura da marca japonesa.

    A cooperação entre Angola e o Japão teve início em 2009, tendo resultado, até ao momento, na formação de mais de  sete mil jovens angolanos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Porto de Antuérpia, na Bélgica, planeia porto de transporte de hidrogênio na Namíbia de € 250 milhões

    O Porto de Antuérpia Bruges, na Bélgica, planeia desenvolver uma instalação de armazenamento e exportação de hidrogénio e amoníaco...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema