Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Samakuva promete manifestações

    O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, voltou ontem a queixar-se da existência de supostas irregularidades no processo eleitoral em curso no país e incitou os militantes do seu partido a manifestarem-se, caso tais anomalias persistam nos próximos dias.

    Isaías Samakuva, que falava em Viana no acto de abertura das actividades alusivas ao 10.º aniversário da morte do fundador da UNITA, a ser assinalado na próxima quarta-feira, voltou a apontar as supostas recolhas de cartões de eleitores e a continuidade de Suzana Inglês na presidência da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) como algumas das irregularidades do processo.

    O presidente da UNITA exortou os militantes do seu partido a não entregarem os seus cartões de eleitor a pessoas desconhecidas. “Não aceitem que qualquer pessoa venha solicitar os vossos cartões. Mesmo que seja alguém da UNITA, devem perguntar para que querem os cartões”, disse Isaías Samakuva.

    Numa clara referência a Suzana Inglês, o político avisou ainda que o seu partido não vai permitir que alguém que não seja magistrado judicial continue à frente da CNE. Isaías Samakuva lembrou que a Lei estabelece que a presidência da CNE deve ser ocupada por um magistrado judicial e avisou que convidaria os militantes a manifestarem-se, caso esta e outras supostas irregularidades continuem.

    No mês passado, a UNITA denunciou que Suzana Inglês não é magistrada judicial em funções, há mais de 10 anos, e que exercia até então advocacia.

    Acrescentou que ela estava no Conselho Superior da Magistratura como advogada e que, por isso, não se encontrava no exercício da função judicial no momento da sua designação.

    “Se conseguirem corrigir essas irregularidades tudo bem. Se não, quando dermos conta que essas irregularidades ferem todo o processo eleitoral, então diremos: chega! Isso pode ser já nas próximas semanas. Se for preciso, vamos convocar uma manifestação de rua”, disse Isaías Samakuva, para quem o processo eleitoral tem de ser feito com credibilidade e transparência.
    Ainda sobre o CNE, Isaías Samakuva questionou: “Mas já não há mais magistrados judiciais no país? Porque é que insistem sempre naquela senhora (Suzana Inglês)?” Para ele, essa insistência sugere que exista uma tentativa de fraude eleitoral.

    Apelo geral à campanha

    Apesar disso, o líder do maior partido da oposição no país apelou aos militantes a efectuarem o registo eleitoral.

    “Para aquele que ainda não se registou deixo uma mensagem: vá se registar. É preciso que todos os cidadãos se registem. O nosso lema é ‘Unir Angola para a mudança em 2012’, mas para que isso aconteça é preciso que sejamos muitos [a votar]”, disse o político.

    Isaías Samakuva disse que a campanha pré-eleitoral já começou e que é preciso arregaçar as mangas, para que o partido consiga bons resultados nas próximas eleições. “É preciso saber que o processo eleitoral já está em curso. A eleição começou agora e temos de ter atenção a partir de agora”, frisou Samakuva.

    O líder da UNITA aconselhou os militantes que já efectuaram o seu registo eleitoral ou os que venham a fazê-lo a guardarem os seus cartões, para se evitarem casos de extravio ou recolha por pessoas estranhas.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema