Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Rússia aprova lei que ignora decisões da Corte Europeia dos Direitos Humanos

    (AFP)
    (AFP)

    A Rússia tem o direito de não aplicar as decisões da Corte Europeia dos Direitos Humanos (CEDH) se forem contrárias à Constituição russa – segundo uma lei aprovada nesta terça-feira pela Duma (Parlamento), preparando sua recusa a reembolsar os ex-accionistas do grupo Yukos.

    Adoptada em primeira leitura por 434 votos sobre 438 deputados da Câmara Baixa do Parlamento, essa lei situa a autoridade do Tribunal Constitucional russo acima da CEDH, o órgão judicial do Conselho da Europa.

    “É algo problemático”, comentou Daniel Holtgen, porta-voz do secretário-geral do Conselho europeu, Thorbjorn Jagland, em Estrasburgo (França).

    Ele destacou, porém, que essa votação não constitui ainda a adopção definitiva da lei.

    Em Julho passado, o Conselho Europeu já havia manifestado suas “interrogações e preocupações”, depois que a mais alta instância jurídica russa destacou a primazia de suas decisões sobre as da CEDH.

    A lei aprovada nesta terça-feira pelos deputados russos vai no mesmo sentido. Segundo os termos do texto, a Rússia não deverá aplicar as decisões da CEDH. Entre elas, a que determina o pagamento de 1,9 bilião de euros a ex-accionistas do grupo petroleiro Yukos, do oligarca e opositor ao Kremlin Mikhail Khodorkovski, desmantelado por fraude fiscal em 2004.

    No final de Outubro, a Duma adoptou uma lei que permite à Rússia embargar todos os activos de Estados estrangeiros em seu território, aplicando “o princípio de reciprocidade”. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema