Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Presidente moçambicano apela à rendição do líder da autoproclamada Junta militar

    O chefe de estado moçambicano, Filipe Nyusi, apela à rendição do líder da autoproclamada junta militar responsável pelos ataques armados sobretudo contra alvos civis nas províncias de Manica e Sofala, na região centro de Moçambique. Filipe Nyusi quer que Mariano Nhongo se entregue, deponha as armas voluntariamente e adira ao parocesso de desmilitariazação e reintegração dos guerrilheiros da Renamo.

    Sem rodeios, o chefe de estado moçambicano, Filipe Nyusi, dá o ultimato para que os membros do grupo dissidente do principal partido da oposição se entreguem.

    O líder da Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, aceitou dialogar para a pacificação da região centro do país e vai enviar os seus representantes de modo a dar início ao processo de paz.
    (DR)

    “Mariano Nhongo deve entregar-se e aderir ao processo do DDR que pode faz elo através da via de contacto a seu dispor. O mesmo digo aos seguidores de Matsangaissa Júnior. Entreguem-se sozinhos antes que seja tarde.”

    Filipe Nyusi que é também comandante-chefe das forças de Defesa e Segurança considera que ainda há espaço para o perdão e para o diálogo entre os moçambicanos sem contudo recorrer-se ao poder das armas.

    “Não existe o impossível o que os moçambicanos não possam, hoje e nesta década, ser esclarecido através do diálogo.”

    O acordo de paz em Moçambique assinado em 2019 pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e pelo presidente da RENAMO, Ossufo Momade.
    (DR)

    O presidente moçambicano também comandante-chefe das forças de defesa e segurança falava, em Maputo, durante a cerimónia de encerramento do quinto curso de operações de combate ao terrorismo dirigido aos agentes da forca especial.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema