Sábado, Maio 4, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    PR aborda assuntos de interesse bilateral com homólogos

    Questões de interesse bilateral dominaram nesta quarta-feira, em Luanda, os encontros, em separado, entre o Presidente da República, João Lourenço, e os seus homólogos da Namíbia e do Mali, respectivamente, Hage Geingob e Ibrahim Boubacar Keita, avança a Angop.

    Ainda no Palácio Presidencial, o Chefe de Estado angolano, recebeu em audiências, igualmente separadas, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Fátima Mahamat, a directora geral da Unesco, Audrey Azoulay, e o ministro da Cultura do Djibuti, Mounin Hassan Barreh.

    Os Presidentes da Namíbia, Hage Geingob, do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, e as demais entidades participaram hoje (quarta-feira) na cerimónia de abertura da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, que vai decorrer até ao dia 22 deste mês .

    A Bienal é uma plataforma que visa desenvolver e consolidar uma cultura de paz e não-violência, desencadeando um movimento pan-africano que promova a diversidade cultural e a unidade africana.

    Abordado pela imprensa no final da audiência, o ministro da Cultura do Djibuti, Mounin Barreh, informou que entregou ao Presidente João Lourenço uma mensagem do Chefe de Estado do seu país, Ismael Omar Guellen.

    A missiva, de acordo com o titular da Cultura do Djibuti, está relacionada com a solicitação do apoio de Angola à candidatura daquele país a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas .

    Entretanto, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que esteve presente nos encontros, resumiu à imprensa que a ocasião serviu para o Presidente João Lourenço discutir com os seus interlocutores alguns assuntos de interesse comum, com realce para a cooperação existente com aqueles países.

    Com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Fátima Mahamat, esteve no centro do diálogo a actual situação no continente, com particular realce os acordos de paz assinados em Moçambique e no Sudão, este relacionado com a criação de um governo civil.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema