Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Juncker da UE: ainda há um risco de não-negociação Brexit apesar do atraso

    Reuters | Foo Yun Chee

    Há ainda uma preocupação de que a Grã-Bretanha deixe a União Europeia sem um acordo para facilitar o processo, disse o presidente-executivo do bloco no sábado, pedindo à Grã-Bretanha que aproveite um atraso de seis meses para descobrir os detalhes. de sua partida.

    O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fez os comentários em uma entrevista ao jornal alemão FUNKE Mediengruppe, uma semana depois que líderes da UE deram mais seis meses à Grã-Bretanha para deixar a UE.

    “Ninguém sabe como o Brexit vai acabar. Isso está criando uma grande incerteza. Ainda existe o temor de que haverá um Brexit difícil sem acordos de retirada ”, disse Juncker, citando o impacto negativo de longo prazo sobre a economia da Europa.

    Mesmo que a extensão para 31 de Outubro ofereça pouca clareza sobre quando, como ou mesmo se Brexit vai acontecer, a Grã-Bretanha deve usar o tempo com sabedoria, disse ele.

    “Espero que os britânicos façam uso deste tempo e não o desperdicem novamente. Não podemos continuar adiando a data de retirada indefinidamente. A melhor solução seria que os britânicos adoptassem o Acordo de Retirada durante o tempo extra que foi acordado ”, disse Juncker.

    O acordo de retirada negociado pelo primeiro-ministro Theresa May com a UE foi rejeitado três vezes pelo parlamento britânico.

    Juncker, que deve se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump, na reunião do G20 em Osaka, em Junho, previu uma “discussão animada” pela frente.

    “A última discussão durou seis horas e é bom que você não estivesse lá”, disse Juncker, referindo-se às vozes levantadas em suas últimas conversas com Trump.

    As relações comerciais entre os Estados Unidos e a UE azedaram nos últimos meses depois que Washington atingiu o bloco com tarifas e ameaçou mais. Perguntado sobre possíveis novas tarifas antes da reunião do G20, Juncker aconselhou paciência.

    Ele pediu à Alemanha e a outros países que gastem mais para impulsionar o crescimento do bloco, que deverá ter uma economia em desaceleração, um dia depois que o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, descartou novas dívidas para estimular o crescimento anémico de seu país.

    “No entanto, a Alemanha deve usar sua margem financeira para reduzir ainda mais a dívida pública e aumentar o investimento. Isso também inclui eliminar barreiras burocráticas ”, disse Juncker.

    Ele também alertou que há um risco de manipulação estrangeira nas eleições do próximo mês do Parlamento Europeu, onde grupos eurocépticos devem ganhar terreno.

    Com a expectativa de que a Grã-Bretanha participe, a proporção dos assentos da Assembleia ocupados por eurocépticos está aumentando de 14,3% para 14,3% actualmente, de acordo com a compilação de pesquisas nacionais encomendadas pelo Parlamento Europeu.

    “Eu posso ver uma tentativa de fraudar as eleições do Parlamento Europeu. Isto vem de vários trimestres e não apenas de fora da UE. Os Estados dentro da UE também estão buscando direccionar a vontade dos eleitores em uma direcção específica com notícias falsas ”, disse Juncker, acrescentando que a Comissão está pronta para lidar com a questão.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema