Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Habitantes do Dondo beneficiam de consultas gratuitas

    Habitantes do Dondo, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, beneficiaram gratuitamente, na terça-feira, de consultas médicas e medicamentos, numa feira da saúde promovida pelo gabinete provincial da Saúde.

    A feira da saúde promovida no âmbito do 25 de Setembro, Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, teve como objectivo principal prestar assistência médica e medicamentosa à população.

    No evento, que contou com a participação de oito dos dez municípios da província, foram realizadas, entre outras, consultas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia, medicina geral, fisioterapia, desparasitação, tensão arterial e testes voluntários de HIV/SIDA.

    O certame contou ainda com a afluência massiva da população, alguns dos quais realizaram testes para o rastreio de várias doenças, tendo os pacientes com diagnóstico de malária recebido tratamento adequado.

    Na ocasião, o administrador do município de Cambambe, Adão António Malungo, realçou a importância do evento, salientando que foi uma oportunidade para as autoridades locais obterem indicadores reais da saúde na municipalidade.

    O responsável considerou, por outro lado, o trabalhador da saúde como uma figura que deve merecer o tributo dos cidadãos, pelo seu desempenho nos cuidados da saúde no seio oda mesma.

    Reconheceu que, actualmente, muitos destes profissionais ainda continuam a trabalhar em condições inadequadas, mas deve prevalecer o sentimento humanista, dedicado à salvaguarda da vida humana, solicitando aos mesmos paciência e compreensão.

    Considerou urgente a tomada de medidas para a inversão deste quadro, mas, até lá, os profissionais da saúde vão continuar a consentir sacrifícios, visando a preservação do bem-estar das populações.

    No decurso das actividades foram ainda outorgadas medalhas e diplomas de mérito às instituições sanitárias da província e aos trabalhadores que se notabilizaram nos últimos 12 meses.

    O evento foi testemunhado pela directora do gabinete provincial do Cuanza Norte da Saúde, Maria Filomena Wilson. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema