Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Especialista reitera importância da higienização das mãos

    A falta de higienização das mãos é um dos principais factores do surgimento de muitas doenças, porém ainda assim, é negligenciada tanto por pessoas comuns como por profissionais da saúde durante a jornada laboral afirmou hoje (sexta-feira), em Luanda, a médica pediatra Iulma Baptista.

    De acordo com a médica, cerca de 15 porcento das infecções registadas nas unidades hospitalares são causadas por micro organismos resistentes – aqueles que se tornam imunes à acção dos antibióticos.

    Em declarações à Angop a propósito do dia Mundial da Higienização das Mãos (5 de Maio), a especialista considera que o acto deve ser praticada de maneira consistente em momentos chaves, como depois de usar a casa banho e antes de entrar em contacto com os alimentos.

    Adiantou que as doenças mais frequentes por falta de higienização das mãos são as diarreias, conjuntivites e as viroses.

    “Este hábito é um dos factores importantes para a prevenção de infecções e pode reduzir em até cerca de 40 por cento a contaminação por vírus e bactérias que causam estas doenças, basta apenas lavar as mãos com água e sabão”, realçou.

    Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) , estima-se que em todo o mundo um acumulado de 272 milhões dias em que as crianças faltam à escola todos os anos como consequência da diarreia, e é um dos problemas mais comuns causados pela falta de higiene das mãos.

    A diarreia, associada à pneumonia, leva à morte cerca 1.7 milhões de crianças a cada ano. Porém, estima-se que a lavagem das mãos com água e sabão ou cinza pode reduzir estas cifras pelo menos a um quarto.

    Neste ano, referiu, o foco deve ser reforçado além do trabalho publicitário, deve-se usar métodos como panfletos, e também arranjar activistas para levar a informação para as famílias e comunidades para ajudar a combater a desnutrição e melhorar consequentemente a saúde e bem-estar da comunidade.

    As escolas, finalizou, também têm um papel fundamental na mudança de mentalidade, porque é a partir dela que aprendem desde pequenos os bons hábitos socais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema