Sexta-feira, Maio 3, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Deputado Manassés apoia intercâmbio Cultural

    Roberto Leal (Deputado Manassés)
    Roberto Leal (Deputado Manassés)

    A UBESC – União Baiana de Escritores e a Editora Òmnira, com o apoio do Deputado Manassés lançam o projeto literário “Língua, letras & livros” de apoio à publicação e revelação de novos talentos das letras em língua portuguesa dentro de um intercâmbio literário entre Brasil e África, que é coordenado pelo jornalista e editor Roberto Leal, responsável também por selecionar esses escritores, que na sua maioria devem ser membros do intercâmbio desenvolvido.

    O projeto visa lançar obra literária de escritor contemporâneo totalmente inédito. O livro não poderá ultrapassar um total de 60 páginas, em uma tiragem promocional (a principal característica de incentivo do projeto), visando dar visibilidade ao trabalho de abertura e admissão ao mercado literário a esses escritores emergentes, desconhecidos, contemplados através da iniciativa de ter, mesmo que em uma tiragem reduzida, a sua obra veiculada em países como: Angola, Brasil, Moçambique e Guiné Bissau, países que inicialmente devem ser visitados pelo projeto. Os autores que serão selecionados através do intercâmbio receberão uma cota de 100 exemplares a título de direitos. O autor só poderá participar apenas uma vez do Projeto “Línguas, letras & livros”.
    Tchissolany (Leal)
    Tchissolany (Leal)

    A iniciativa terá uma periodicidade de duas (2) publicações por semestre, sendo quatro (4) publicações por ano, podendo ser ampliado. Sendo que uma obra de autor baiano/brasileiro e uma obra de autor africano, dos países já citados, por semestre. Que ainda terão assessoria de imprensa para divulgação e lançamento nos seus respectivos países. O projeto teve inicio com o recente lançamento do livro “Costurando Pétalas” do Poeta das Flores, o baiano octogenário Wagner Américo, que ainda não tinha seus poemas publicados em livro, as vésperas dos seus 90 anos de idade. O evento teve coquetel de lançamento na Biblioteca Pública do Estado da Bahia/Brasil. E terá continuidade com o lançamento na África, no segundo semestre deste ano, do livro “Com Sal & Mel” da jovem escritora angolana Tchissolany Leal, que é membro do Movimento Berço Literário, onde é poetisa declamadora e é também estudante do Curso de Jornalismo, na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, capital de Angola.

    O projeto que ganhou a simpatia e a adesão do Deputado Manassés, diante da sua importância para a cultura baiana, deve ficar mais forte no próximo ano, quando realmente entrará na pauta de grandes projetos, de ambas as entidades envolvidas e seus apoiadores, lembrando que o projeto buscará patrocinadores anônimos, esperando avaliação do resultado dessa fase preliminar. “Levando em consideração ser Salvador a cidade mais negra fora da África e ser a Bahia o berço da Cultura brasileira desde o primórdio de seu descobrimento, com suas constantes manifestações culturais africanas, fora daquela continente. Sem duvida nenhuma, uma grande iniciativa”, muito otimista, o Deputado Manassés. (ASCOM/Dep. Manassés)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema