Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Colômbia: Justiça ordena ‘liberdade imediata’ de líder das Farc pedido pelos EUA

    A Justiça de Paz na Colômbia ordenou, nesta quarta-feira (15), a “liberdade imediata” do líder da ex-guerrilha Farc Jesús Santrich, detido em uma prisão em Bogotá desde Abril de 2018 e com extradição pedida pelos Estados Unidos por tráfico de drogas.

    De acordo com a AFP, a Jurisdição Especial para a Paz (JEP) “aplica a garantia de não extradição a Seuxis Paucias Hernández”, seu nome legal, e “ordena a @FiscaliaCol (a Procuradoria colombiana) dispor sua liberdade imediata”, afirmou o órgão em sua conta do Twitter.

    Um dos ex-comandantes da linha-dura da outrora guerrilha comunista, Santrich está detido no presídio de segurança máxima La Picota. Ele foi capturado em 9 de Abril de 2018, porque teria participado do envio de cocaína para os Estados Unidos após a assinatura do acordo de paz em 2016.

    O rebelde estaria envolvido no envio de dez toneladas de droga entre Junho de 2017 e Abril de 2018, acusações que ele nega e garante ser parte de uma “armação judicial” dos Estados Unidos e da Procuradoria da Colômbia.

    O histórico pacto de paz estabelece que os guerrilheiros que cometerem crimes depois da assinatura do pacto serão julgados pela Justiça comum e perderão os benefícios do acordo, entre eles a não extradição.

    O caso Santrich colocou a JEP e o procurador-geral, Néstor Humberto Martínez, em lados opostos, por divergências quanto à interpretação dos poderes da Justiça transicional.

    A Procuradoria alega que a JEP está habilitada apenas para certificar a data de ocorrência dos supostos delitos, conforme regulamentação aprovada no Congresso.

    A Jurisdição especial recorre, porém, a uma norma que lhe concede poderes mais amplos, entre eles conhecer as provas em casos de extradição, avaliar a conduta e o “procedimento adequado” que se deve seguir contra um acusado.

    Neste processo em especial, também havia a pressão americana pela extradição do ex-comandante guerrilheiro.

    Aos 52 anos e com deficiência visual, a detenção de Seusis Paucias Hernández provocou protestos do agora partido de esquerda Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc).

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema