Sexta-feira, Maio 3, 2024
11.9 C
Lisboa
More

    Calma de regresso depois de ataques em Gaza e Israel

    RFI | João Matos

    Depois de um domingo a ferro e fogo com ataques de grupos radicais palestinianos contra Israel, a responder atacando a Faixa de Gaza e matando palestinianos, nomeadamente, um responsável, a calma regressou hoje à região. A nível internacional, Washington, apoia os ataques de retaliação contra os palestinianos, apoiados por Irão, que denuncia uma “agressão selvagem” israelita.

    A calma regressou hoje ao sul de Israel e à Faixa de Gaza, após três dias de confrontos entre forças israelitas e grupos armados palestinianos dos mais mortíferos dos últimos meses.

    Segundo dois representantes palestinianos e uma cadeia de televisão pertencente ao Hamas, um acordo de cessar fogo foi assinado esta segunda-feira para pôr fim à violência que fez 27 mortos entre os palestinianos e 4 entre os israelitas.

    Israel não confirmou formalmente a existência duma trégua com o Hamas e o seu aliado Jiad islâmico, que perdeu 7 homens no ataque de ontem, e que são consideradas organizações terroristas pelo Estado hebreu.

    Círculos próximos do primeiro-ministro, Benjamim Netanyiahu evocam medidas recíprocas de regresso à calma. Segundo a rádio israelita 90 FM, o ministro da Energia Yuval Steinitz, acusa o Irão de ter alimentado esta escalada através do Jiad islâmico, financiado por Teerão.

    Israel acusa o Irão de apoiar grupos radicais

    Segundo o exército israelita, cerca de 700 roquetes foram disparados ontem por grupos palestinianos contra o território israelita, dos quais 240, foram interceptados pelo sistema anti-míssil Cópula de ferro.

    O exército israelita afirma ter replicado com ataques a 350 alvos na Faixa de Gaza e ter morto um responsável cuja missão era transferir fundos do Irão. Trata-se do primeiro “assassínio com alvo identificado” por Israel, nos últimos 5 anos.

    O grupo radical Hamas, já confirmou a morte do seu responsável na pessoa de Hamed Ahmed al Khodary, atingido por um míssil contra o seu carro.

    A nível internacional, o presidente americano, Donald Trump, apoiou incondicionalmente as acções de Israel, mas disse estar a ultimar um plano de paz israelo-palestiniano.

    Por seu lado, o Irão denunciou uma “agressão selvagem” do exército israelita em Gaza, onde o Ramadão começa esta semana.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Orangotango selvagem curou ferida com unguento que ele preparou, dizem cientistas

    Um orangotango-de-sumatra, que sofreu um ferimento na face, se curou aplicando um unguento preparado por ele próprio ao mastigar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema