Sexta-feira, Maio 3, 2024
19 C
Lisboa
More

    Buraco negro incomum é descoberto a apenas 1.000 anos-luz da Terra

    Cientistas descobriram um buraco negro no sistema estelar HR 6819, na constelação do Telescópio, a apenas 1.000 anos-luz da Terra, informa o Observatório Europeu do Sul (ESO).

    O que parecia ser uma estrela brilhante acabou sendo dois corpos, onde o segundo é um buraco negro com uma massa estimada em mais de quatro vezes a do nosso Sol. Esse é o buraco negro mais próximo da Terra já registado, segundo comunicado do ESO.

    “Notamos que não seria possível descrever o que vimos com apenas duas estrelas”, afirmou o astrónomo da ESO e coautor do estudo, Dietrich Baade.

    Os dois corpos são um buraco negro e uma estrela companheira que o alimenta. No entanto, essa estrela aparentemente não é grande o suficiente para emitir a quantidade de gás necessária, ou seja, podemos dizer que o buraco negro está “morrendo de fome”, possível razão pela qual está tão escuro.

    “Esta estrela não é tão maciça que perca muito gás e, por isso, o buraco negro está morrendo de fome e isso o torna tão escuro”, afirmou Baade.
    De acordo com Baade, ambas as estrelas podem ser vistas a olho nu, principalmente no extremo sul da América do Sul, onde elas estarão logo acima.

    A nova descoberta pode ajudar a compreender um outro sistema incomum na constelação de Gémeos, chamado LB-1, que seria composto por uma estrela e um buraco negro extremamente maciço, semelhante ao HR 6819.

    Anteriormente, um sistema estelar binário conhecido como A0620-00, localizado a aproximadamente 3.000 anos-luz de nosso planeta, era considerado o mais próximo da Terra até à descoberta do HR 6819.

    Publicidade

    spot_img
    FonteSputnik

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema