Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Banco central antevê deficit na Conta Corrente em 2015

    Governador do BNA, José Pedro de Morais Júnior (drowski3.blogspot.pt)
    Governador do BNA, José Pedro de Morais Júnior (drowski3.blogspot.pt)

    O Banco Nacional de Angola (BNA) antevê para 2015 um deficit na Conta Corrente na ordem de 19% do Produto Interno Bruto (PIB), afirmou nesta quarta-feira o governador do banco central, José Pedro de Morais Júnior.

    O governante teceu essas declarações na Assembleia Nacional, no quadro da discussão e aprovação da Lei de Revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2015.

    O governador do BNA referiu que a rubrica que mais contribui para esse deficit é a “Divisíveis Correntes”, que tem a ver com as transferências unilaterais, pagamento de contratos de consultoria e assistência técnica.

    Daí, disse José Pedro de Morais Júnior, tendo em conta a observação do crescimento exponencial dessa rubrica, no período 2013/2014, se tenha proposto essa contribuição especial que tem basicamente dois objectivos.

    O primeiro objectivo é o de reduzir a pressão sobre as reservas internacionais líquidas, enquanto o segundo é o de criar receita adicional para o consumo básico da população.

    Segundo José Pedro de Morais Júnior, a ideia é tornar equivalente a taxa de esforço, onde quem tem rendimentos domiciliados no país não será taxado.

    O contrário acontece com os que apesar de terem os rendimentos originados em de Angola, transferirem quase a totalmente para o exterior.

    A apreciação e votação da Proposta de Lei do (OGE) de 2015 Revisto, pela Assembleia Nacional, resulta do impacto significativo na economia nacional da queda da cotação do petróleo no mercado internacional, que vem afectando de forma generalizada os principais países produtores de petróleo. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema