Sexta-feira, Maio 3, 2024
19 C
Lisboa
More

    Angola preocupada com embargo económico e financeiro contra Cuba

    Angola manifestou-se preocupada, quinta-feira, com a manutenção do embargo económico e financeiro contra Cuba, apesar de várias resoluções da Assembleia-Geral da ONU terem sido adoptadas durante quase seis décadas, para o seu fim.

    Esta posição foi expressa pelo representante permanente-adjunto de Angola junto da ONU, embaixador João Gimolieca, ao intervir na 28ª Reunião Plenária da Assembleia Geral.

    O diplomata lembrou que em Junho de 2021 Angola votou a favor da resolução intitulada “terminar o embargo contra Cuba”, expressando a sua preocupação com a manutenção do bloqueio.

    Durante a sua intervenção, citou as declarações do secretário-geral da ONU sobre a defesa da Carta da Nações Unidas, segundo as quais os desafios que o mundo enfrenta hoje buscam a importância de soluções multilaterais.

    Disse que essa é uma das ferramentas para prevenir e solucionar os desafios, consagrada na Carta, mas “a comunidade internacional está aquém dos valores desses princípios”.

    Afirmou que o bloqueio económico e financeiro contra Cuba causou graves obstáculos ao desenvolvimento económico, cultural e social da ilha, com um impacto negativo significativo em vários sectores sensíveis, como a agricultura, serviços de saúde pública, afectando o desenvolvimento sustentável do país.

    O fim do bloqueio económico e as medidas e sanções unilaterais contra Cuba, afirmou, concederá ao povo cubano o pleno gozo e realização dos seus direitos humanos, incluindo alimentação, saúde, vacinas e tratamento médico, serviços financeiros, educação e o direito de decidir sobre o seu sistema político e económico.

    João Gimolieca reafirmou o compromisso de Angola de respeitar, preservar e promover os princípios da Carta das Nações Unidas e das disposições do Direito Internacional, uma vez que constituem a essência do multilateralismo e um esforço colectivo para manter a paz e segurança internacional, o crescimento económico e o respeito pelos direitos humanos e liberdades.

    Votação

    Após o debate, a reunião prosseguiu com a votação do projecto de resolução A/77/L5 – Necessidade de acabar com o embargo económico, comercial e financeiro, imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba.

    O documento obteve 185 votos a favor, 2 contra e 2 abstenções.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema