Terça-feira, Maio 28, 2024
20.7 C
Lisboa
More

    Primeiro Ministro espanhol convoca eleição surpresa após derrota socialista

    O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse que dissolverá o Parlamento e convocará uma eleição antecipada para 23 de julho, depois que o seu partido Socialista sofreu pesadas perdas nas eleições regionais e locais no domingo. Anunciou a agência Bloomberg.

    A decisão de Sánchez de antecipar uma eleição geral marcada para dezembro parece um estratagema para arrancar a iniciativa de seus oponentes conservadores depois de ver o seu apoio atingido pela inflação quase recorde de alimentos. O momento da votação aumentará a pressão sobre os parceiros de coligação de esquerda de Sánchez, que têm lutado para resolver uma disputa sobre se podem se unir sob uma única bandeira.

    O Partido do Povo de Alberto Nunez Feijoo, acompanhado em alguns lugares pelo Vox de extrema-direita, deve controlar oito das 12 regiões que estavam em disputa na votação do fim de semana, incluindo Madrid e Valência. Historicamente, o partido que chega ao topo nas eleições locais tende a ganhar a votação nacional.

    O PP conquistou no domingo 31,5% dos votos municipais em todo o país, enquanto os socialistas caíram para 28%. O Vox mais que dobrou seus votos para 7%. Feijoo prometeu ser mais favorável aos negócios do que Sanchez, que tem um relacionamento contencioso com a Espanha corporativa.

    O resultado de domingo sugere que o PP começará como favorito para vencer a votação em julho, mas a complexa dinâmica de construção de coligações na Espanha significa que pode ser difícil para o PP formar uma maioria.

    Ainda assim, o PP precisará contar com o apoio do grupo de extrema-direita Vox para governar em muitas regiões, e fazer esses acordos pode tornar quase impossível obter o apoio dos nacionalistas bascos e catalães que tradicionalmente ajudam a construir maiorias no parlamento nacional. O grupo nativista Vox emergiu como uma nova força política depois que nacionalistas catalães realizaram um referendo ilegal sobre a separação do resto da Espanha em 2017.

    Falando nas escadas de sua residência oficial em Madrid, Sanchez disse que a Espanha precisa de “esclarecimento” dos eleitores sobre para onde o governo deve ser dirigido e quem deve liderá-lo. “É melhor que o povo espanhol dê sua opinião e decida sem demora sobre os rumos políticos do país”, afirmou.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

    Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema