Sábado, Junho 1, 2024
21.9 C
Lisboa
More

    Angola reafirma apoio a ex-refugiados na Zâmbia

    Luanda – A presidente da terceira comissão da Assembleia Nacional, Exalgina Gamboa, assegurou nesta quinta-feira, em Luanda, que as autoridades angolanas vão trabalhar para garantir a permanência legal dos 21.795 ex – refugiados angolanos, interessados em permanecer na Zâmbia.

    (Foto: Angop)
    (Foto: Angop)

    Em declarações à imprensa, à margem de um encontro entre o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço, e o líder  da Comissão de Defesa Nacional e Relações Exteriores da Zâmbia, Ronald Shikapwasha, explicou  que estes cidadãos  preteriram o  repatriamento voluntário para ficar naquele país.

    Segundo a parlamentar, deste número  dez mil ex-refugiados já foram autorizados a receber vistos de permanência, mas deve-se velar pelos interesses dos demais.

    “Agora os ex-refugiados, como são chamados, têm a possibilidade de optar por regressar e alguns irão manter-se. O Estado zambiano vai conceder o visto de permanência e eles terão a oportunidade de ter melhores empregos e melhorarem a condição de vida”, declarou.

    Disse que o processo de repatriamento está na fase final e esta questão foi um dos pontos altos nas discussões entre João Lourenço e Ronald Shikapwasha, durante a audiência.

    “Abordamos a questão dos angolanos que optaram em permanecer. Vamos continuar a ter uma  comunidade angolana na Zâmbia. As
    comissões vão continuar a trabalhar com vista a apoiar essa comunidade”, disse.

    A deputada acrescentou que os ex-refugiados são protegidos por convénios internacionais, que obrigam os Estados receptores a darem a este grupo condições sociais e económicas mínimas.

    Reconheceu que a situação não é de todo a melhor, mas os cidadãos angolanos na Zâmbia sempre tiveram o apoio do ACNUR.

    Na mesma senda, Ronald Shikapwasha disse que Angola e a Zâmbia têm estado a trabalhar para viabilizar o regresso dos ex-refugiados de guerra interessados em aderir ao processo  de repatriamento voluntário.”Uns querem regressar ao país e outros permanecer. Estamos contentes em saber que este processo está no bom caminho”, declarou.

    Disse ter discutido com o segundo vice-presidente da Assembleia Nacional assuntos ligados aos dois parlamentos suas acções e cooperação.

    Mostrou-se interessado em aumentar a cultura de cooperação entre os dois Estados, tendo em conta os laços de irmandade dos dois países . (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema