Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Rio de Janeiro celebra maior casamento gay coletivo do mundo

    O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou neste domingo, cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo. Participaram da solenidade cento e trinta casais (Foto: Tomaz Silva/Abr)
    O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou neste domingo, cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo. Participaram da solenidade cento e trinta casais (Foto: Tomaz Silva/Abr)

    O maior casamento gay coletivo do mundo, segundo os organizadores, que reuniu 132 casais, foi realizado neste domingo em um tribunal do Rio de Janeiro em um ato que reivindica a igualdade dos cidadãos perante a lei.

    A cerimônia foi celebrada no auditório da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e garantirá a todos os casais os mesmos direitos e deveres que as uniões entre homens e mulheres.

    Os 132 casais já tinham o documento de união estável, embora as partes sejam consideradas solteiras e, como tais, têm limitações quanto a heranças e outras garantias reservadas aos casamentos entre pessoas de sexo diferente.

    Hoje, essas pessoas puderam mudar a situação porque em maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do Brasil legalizou de fato o casamento gay, pelo qual os registros civis são obrigados a transformar uma união estável em um casamento se assim for solicitado e não possível negar a união para os casais de pessoas do mesmo sexo.

    Os 132 casais puderam convidar até dez parentes ou amigos, fato que fez com que o auditório onde foi celebrado o casamento coletivo ficasse pequeno.

    Todos celebraram a união com gritos e aplausos e, no final, festejaram com um beijo coletivo, justo depois da tradicional troca de alianças.

    Na cerimônia esteve presente o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio dell’ Orto, que assegurou que “é muito fácil colocar na Constituição que todos os brasileiros são iguais perante à lei, mas é muito mais difícil fazer isso na realidade”.

    Dell’Orto acrescentou que as uniões de hoje foram “casamentos” e que “não têm outro nome”.

    O casamento coletivo foi uma ação conjunta do programa “Rio Sem Homofobia”, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do estado (ARPEN). (noticias.terra.com.br)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema