Sexta-feira, Maio 3, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Zona de Comércio Livre acelera implementação do IVA

    A implementação antecipada do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) decorre da intenção de Angola aderir à Zona de Comércio Livre da SADC e continental em 2019, disse a técnica da Administração Geral Tributária (AGT), Djamila Sebastião.

    De acordo com a técnica, se Angola não implementar o IVA e aderir à Zona de Comércio Livre da SADC e continental correrá o risco de registar perdas de receitas tributárias.

    A entrada de Angola na Zona de Comércio Livre, segundo a funcionária da AGT e integrante do grupo técnico de implementação do IVA em Angola, implicará a eliminação da cobrança dos direitos aduaneiros, por constituir uma tributação de carácter internacional, o que não vigora nas organizações de integração económica.

    A técnica tributária, que deu essa informação numa palestra sobre “A implementação do IVA em Angola”, promovida pela Liga da Velha Guarda de Malanje (Livegum), disse também que com o IVA o Estado angolano poderá evitar perdas resultantes da não cobrança dos direitos aduaneiros e poderá salvaguardar as receitas, por ser um imposto local.

    O IVA vem substituir o actual imposto de consumo, de carácter indirecto e com maior encargo para o produtor, devido ao seu efeito cascata (cobrança de imposto sobre o imposto), factor que encarece o produto final e retira a competitividade entre os produtores.

    Em Angola, actualemnte, poucos contribuem para o imposto de consumo em vigor, mas será mudado com a entrada do IVA, pois trará maior justiça tributária, numa modalidade em que todos tributam, visando o aumento das receitas do Estado, tendentes a melhoria das condições sociais da população.

    O IVA é um imposto indirecto que incide sobre a despesa ou consumo e tributa o valor acrescentado das transacções efectuadas pelo contribuinte.

    Para além do IVA, foram abordados temas como a “Nova Pauta Aduaneira e as Eleições Autárquicas, durante uma actividade que juntou, entre outros, membros do governo, administradores municipais e empresários.

    A Livegum é uma instituição filantrópica criada a 11 de Setembro de 1989, que congrega membros naturais e amigos de Malanje, destinado a apoios à causas solidárias e promoção da imagem de Malanje. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema