Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Vacina contra ébola mostra-se 100% eficaz

    (DW)
    (DW)

    Medicação experimental testada em cerca de 4 mil pacientes na Guiné abre caminho para possível “reviravolta”. “Acreditamos que o mundo esteja prestes a ter uma vacina eficaz contra o vírus”, comemora OMS.

    O mundo está, pela primeira vez, próximo de ser capaz de proteger os seres humanos do vírus mortal ébola, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (31/07). Uma vacina experimental testada em milhares de pessoas na Guiné mostrou ser 100% eficaz.

    A vacina conhecida como VSV-ZEBOV ou VSV-EBOV foi testada em 4 mil pessoas que tiveram contacto próximo com pacientes infectados pelo ébola. Os testes foram realizados como parte de um estudo realizado pela agência canadiana de saúde, a empresa farmacêutica americana Merck e a OMS.

    Os participantes receberam a droga durante um prazo de dez dias, após terem sido identificados como possíveis portadores do vírus. “Acreditamos que o mundo esteja prestes a ter uma vacina eficaz contra o ébola”, disse a especialista em vacinas da OMS, Marie Paule Kieny, em Genebra.

    Actualmente ainda não há tratamentos ou vacinas licenciadas para o vírus, que já matou mais de 11 mil pessoas na África Ocidental desde a eclosão do surto mais recente, em Dezembro de 2013.

    Caso sua eficácia seja comprovada, a vacina poderá proporcionar uma grande “reviravolta”, segundo a directora-geral da OMS, Margaret Chan.

    De acordo com a OMS, os testes continuarão e serão estendidos para incluir jovens entre 13 e 17 anos, além da possibilidade de incluir no futuro crianças de seis a 12 anos. (dw.de)

    PV/afp/dpa/ap/rtr

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema