Sexta-feira, Maio 3, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Ucrânia: trégua teima em chegar ao terreno (vídeo)

    (EURONEWS)
    (EURONEWS)

    O Exército ucraniano felicitou o facto de, pela primeira vez desde a entrada em vigor do cessar-fogo a 15 de fevereiro, não se registar a morte de nenhum soldado há mais de 24 horas.

    Um sinal de que a trégua acordada em Minsk com os separatistas parece, finalmente, estar a instalar-se no leste da Ucrânia.

    No entanto, o próprio Exército reconhece que, apesar da “descida considerável” no número de tiros rebeldes registados, continua a haver disparos.

    O correspondente da euronews, Sergio Cantone, visitou a linha da frente, perto do bastião rebelde de Donetsk, e explica que “na localidade de Pisky, no ponto de contacto entre [a área controlada pelas forças de Kiev e a região separatista] continua a registar-se a queda esporádica de projéteis e ninguém parece acreditar no cessar-fogo”.

    Este é, pelo menos o sentimento geral entre os soldados regulares estacionados em Pisky, bem como entre os voluntários comandados pela Guarda Nacional ucraniana.

    Uma reservista mobilizada para o conflito ironiza, perguntando “de que cessar-fogo se está a falar?”, e diz que “desde o início da trégua, há mortos e feridos e assiste-se a tiros de artilharia pesada. Os combates têm continuado. Se houver uma trégua, é em Kiev e não no terreno”.

    Outro soldado afirma que “em Pisky, não há trégua, mas sim bombardeamentos em larga escala. Seja da parte da Rússia ou das supostas [repúblicas separatistas], continuam os combates contra a Ucrânia e continua a guerra”. (euronews.com)

    por Rodrigo Barbosa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema