Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Presidente da República inaugura nova sede da Assembleia Nacional

    Novas instalações da Assembleia Nacional (Foto: Pedro Parente)
    Novas instalações da Assembleia Nacional (Foto: Pedro Parente)

    O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou na tarde de hoje, terça-feira, em Luanda, as instalações da nova sede da Assembleia Nacional.

    Novas instalações da Assembleia Nacional (Foto: Pedro Parente)
    Novas instalações da Assembleia Nacional (Foto: Pedro Parente)

    A cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de representantes dos poderes político, legislativo e judicial, bem como de diversos convidados, com destaque para entidades religiosas e da sociedade civil.

    O imponente edifício está localizado no distrito urbano da Ingombota, dentro do perímetro do Centro Político Administrativo, numa área de implantação de 72 mil metros quadrados e construída de 54 mil metros quadrados.

    Dos edifícios públicos que fazem parte do Centro Político Administrativo, destacam-se o Palácio Presidencial, o Palácio da Justiça, o Ministério da Defesa, e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, o Paço Episcopal e as instalações da antiga sede da Assembleia Nacional.

    Desde a sua instituição, em 1980, então com o nome de Assembleia do Povo, a actual Assembleia Nacional funcionava no antigo Cinema Estúdio/Restauração, não muito distante do actual edifício.

    A primeira pedra do novo edifício foi lançada pelo Presidente da República a 15 de Outubro de 2009. Os trabalhos de construção tiveram início a 17 de Maio de 2010.

    A infraestrutura está dividida em quatro blocos de seis pisos, dois dos quais em cave. O estacionamento nas caves totaliza 494 lugares, dos quais 34 são VIP e os restantes gerais.

    Participaram na construção do edifício cinco mil e 176 trabalhadores, 88 porcento dos quais nacionais e os restantes 12 porcento expatriados. No pico das obras, asseguraram o trabalho 800 nacionais e expatriados.

    A nova Assembleia Nacional tem capacidade para albergar 1.200 pessoas nas várias salas de reuniões, e conta com 4.600 assentos, dos quais 1.400 destinados a convidados.

    Dos grandes números do empreendimento, destacam-se a utilização de 11 mil toneladas de aço, 70 mil metros cúbicos de betão e 370 toneladas de estrutura metálica. Foram utilizados no imóvel cabos de potência de baixa tensão equivalentes a 500 quilómetros.

    A empreitada esteve a cargo do Gabinete de Obras Especiais, com fiscalização da Dar-Al-Handasah e o empreiteiro geral a empresa portuguesa Teixeira Duarte. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema