Sexta-feira, Maio 3, 2024
19 C
Lisboa
More

    Moeda única foi relançada apesar da crise económica

    O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, afirmou em Davos, que 2012 foi o “ano do relançamento do euro”, apesar da persistente crise económica na Europa e no mundo.
    “Se tivesse de dizer como 2012 vai ser recordado, eu dizia que foi o ano do relançamento do euro”, afirmou Draghi.

    As medidas tomadas pelo BCE, como reduzir as taxas de juros, os empréstimos maciços aos bancos ou o programa de compra da dívida anunciado em meados de 2012, contribuiu para melhorar claramente a situação, explicou.

    “Globalmente, a situação é considerada mais favorável do que era no ano passado”, afirmou, confirmando que o BCE espera uma reactivação da economia na Zona Euro, no segundo trimestre deste ano. “Não vemos bastantes progressos na economia real e é aí que temos de fazer muito mais”, assegurou Mário Draghi, diante de dezenas de dirigentes políticos e empresários reunidos em Davos.

    O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que 278 bancos da Zona Euro vão devolver antecipadamente, em 30 de Janeiro, 137,16 mil milhões de euros do primeiro empréstimo em três anos a baixos juros que foi feito pela instituição em Dezembro de 2011.

    O BCE concedeu pela primeira vez em Dezembro de 2011 e Fevereiro de 2012 dois empréstimos a três anos aos bancos da Zona Euro pela falta de liquidez no circuito financeiro, consequência da falta de confiança provocada pela crise.
    No total, 523 bancos tomaram empréstimos do valor de 468 mil milhões de euros na primeira operação e 800 bancos pediram emprestados 529 mil milhões de euros na segunda. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema