Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    MINJUD deplora declarações de Nádia Cruz

    O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) deplora as declarações da presidente da Associação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos, segundo as quais tem faltado apoio por parte do órgão reitor.

    Em recentes declarações à Rádio 5, Nádia Cruz reclamou a atribuição de pensão de reforma, do estatuto de utilidade pública e de residências aos atletas, boa parte deles com mais de quatro participações em Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

    Em comunicado a que a ANGOP teve acesso, neste domingo, em Luanda, o Ministério da Juventude e Desportos considera que as informações prestadas pela antiga nadadora constituem inverdades e ofendem o bom nome da instituição.

    O documento, assinado pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, Gelson Cardoso Manuel, indica não ser competência do sector estabelecer vínculos jurídico-laborais com praticantes de qualquer modalidade.

    Esclarece que compete aos clubes a responsabilidade de inscrever os atletas, bem como efectuar as devidas contribuições ao Instituto Nacional de Segurança Social.

    Em relação à atribuição de pensão de reforma, o MJD informa não existir histórico de que o assunto tenha sido tratado pelo Instituto Nacional de Segurança Social, não sendo verdade o facto de que a falta de recebimento das pensões seja imputável ao ministério.

    Sobre o estatuto de utilidade pública, explica-se ter sido solicitado a emissão do competente parecer para que tal fosse atribuído a favor da Associação em causa, e que a documentação foi submetida ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos sem qualquer objecção.

    Nádia Cruz reclama por apoios do MINJUD (Foto: Pedro Parente/Angop)

    Quanto à atribuição de residências informa-se que o assunto foi encaminhado ao Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, respeitando os requisitos legais exigidos para o efeito.

    A nota ministerial termina apelando que Nádia Cruz se retrate “atendendo as inverdades que veiculou, pós tal conduta reserva-nos ao direito de accionar os mecanismos legais para eventual responsabilização”.

    Nádia Vanda Sousa Eloy Cruz, nascida a 12 de Julho de 1975, foi especialista em provas de bruços, tendo representado Angola em quatro edições dos Jogos Olímpicos.

    No total, Angola conta com nove presenças naquele evento multidisciplinar – em 1984 (Moscovo), 1988 (Seoul), 1992 (Barcelona), 1996 (Atlanta), 2000 (Sidney), 2004 (Atenas), 2008 (Beijing), 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro).

    Associação de Atletas Olímpicos de Angola existe desde 2007 tendo 189 membros, de 12 modalidades.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema