Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Banco de Portugal alerta para falsos bancos a emprestar dinheiro

    Carlos Costa, governador do Banco de Portugal. Foto (DR)
    Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.
    (Foto: DR)

    O Banco de Portugal avisa para falsos bancos e pede aos clientes que se informem antes de darem qualquer dinheiro a estas suportas entidades financeiras.

    “Têm chegado ao conhecimento do Banco de Portugal diversas situações de supostas entidades que, apresentando-se junto do público como instituições financeiras, dizem conceder crédito a taxas de juro abaixo do valor de mercado, sem necessidade, em regra, da apresentação de quaisquer garantias”, refere a instituição através de comunicado.

    Contactada pelo Dinheiro Vivo, fonte oficial do Banco de Portugal recusou, nesta fase, dar mais elementos sobre as entidades em causa, nomeadamente a sua identidade, para não prejudicar os trabalhos de investigação. Também a Polícia Judiciária estará a investigar estas entidades, que não estão autorizadas a operar enquanto instituições financeiras.

    Segundo explica o Banco de Portugal no comunicado emitido há minutos, após uma primeira fase em que são solicitados alguns elementos, alegadamente necessários à celebração do contrato de mútuo e de disponibilização da minuta e condições do contrato a celebrar, estas supostas entidades pedem aos seus potenciais clientes a entrega de quantias em dinheiro, a título de custos administrativos, despesas para estudo do plano de concessão de crédito, pagamento de seguros, taxas e despesas inerentes à concessão do empréstimo, etc, sem que, aparentemente, venha depois a verificar-se a efetiva concessão do crédito prometido.

    Por isso, o Banco de Portugal avisa que, no país, a atividade de concessão de crédito está limitada às instituições registadas e, portanto, habilitadas a exercer a atividade financeira. (dinheirovivo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

    Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema