Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Angola é privilegiada para matérias-primas da RDC

    Angola deve aproveitar as matérias-primas da RDCongo , por situar-se numa zona geograficamente privilegiada e possuir infra-estruturas de transporte quase concluídas, defendeu hoje, o presidente da Associação Industrial (AIA), José Severino.

    Em declarações à imprensa, o presidente da Associação Industrial de Angola sustentou que com a implementação da Zona de Livre Comércio Continental, “a RDC pode ajudar muito no crescimento económico e melhor a balança cambial do país.

    “Felizmente as relações políticas das duas Nações vão melhorar, e a AIA já fez propostas para feiras fronteiriças, como uma forma de permuta permanente entre os países”, disse José Severino à margem da Iª Reunião do Comité Nacional de Facilitação do Comércio (CNFC), citado pela Angop.

    O responsável enalteceu o potencial mineralógico e em termos de aquíferos (zonas húmidas ou reservas subterrâneas de águas), assim como a fauna e a flora deste Estado vizinho, para si o mais rico do mundo nestas matérias, pelo que “Angola se sentir um grande privilégio”.

    José Severino considerou, neste particular, de facilitadoras as fronteiras marítima, fluvial e terrestre entre os dois países, que devem tirar vantagens mútuas na transportação de produtos diversos, com destaque para os alimentares, como peixe, hortícolas e outros industriais.

    A Iª Reunião do Comité Nacional de Facilitação do Comércio (CNFC) balanceou as actividades desenvolvidas durante o ano de 2018, essencialmente a preparação dos documentos técnicos e notificado a Organização Mundial do Comércio (OMC).

    Durante a mesma, preparou-se o programa de actividades do primeiro semestre do ano corrente, em que constam a orçamentação, bem como a projecção da sede do CNFC para a simplificação dos procedimentos no comércio internacional e na melhoria do ambiente de negócios.

    Fazem parte do grupo técnico multissectorial do CNFC os ministérios do Comercio, da Industria, da Saúde, da Agricultura, das Pescas, do Interior, dos Transportes, da Economia e Planeamento, das Relações Exteriores, da própria AGT, da Câmara dos Despachantes, entre outros sectores.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema