Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    A previsão piorou: os oceanos deverão subir dois metros em 80 anos

    Nova estimativa ultrapassa as piores previsões para o final do século XXI.

    De acordo com a Sic Notícias, a Terra é um sistema tão complexo que é difícil fazer previsões precisas sobre o aumento do nível das águas por causa do aquecimento global até ao fim deste século. Num último estudo publicado, as estimativas ultrapassam as piores previsões.

    A última previsão que servia de referência data de 2014, quando um grupo de peritos do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) estimava uma aumento do nível do mar em quase 1 metro até ao fim do século XXI, em relação ao período 1986-2005.

    Um novo estudo publicado na revista da Academia Americana das Ciências (PNAS) não contradiz este cenário, mas dá conta da probabilidade de que a elevação do nível dos oceanos seja ainda mais grave: 69 centímetros numa hipótese mais otimista, 111 centímetros se a trajetória atual se mantiver, em relação ao nível em 2000.

    Num cenário otimista, o aquecimento global do planeta alcança mais 2ºC em relação à época pré-industrial (fim do século XIX). Esté é o objetivo mínimo do Acordo de Paris, assinado em 2015. A Terra já aqueceu cerca de 1ºC desde essa época.

    O cenário mais pessimista é o de um aquecimento de 5ºC – se continuarmos na mesma trajetória de contínua emissão de gases com efeito de estufa.

    A amplitude possível da subida do nível das águas é enorme: mesmo que a humanidade consiga limitar o aumento da temperatura do globo a 2ºC, a subida das águas pode variar entre 36 e 126 centímetros (intervalo de probabilidade de 5 a 95%).

    No caso de um aumento da temperatura global do planeta de 5ºC, a subida do nível das águas ultrapassa 238 centímetros.

    “ESTAMOS PERANTE UMA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA”, ALERTA GUTERRES

    De visita à Nova Zelândia e às ilhas Fiji no início deste mês de maio, o secretário-geral da ONU lembrou que a temperatura atingiu nos últimos quatro anos o maior nível de que há registo.

    António Guterres lamentou que a vontade política para alterar o rumo dos acontecimentos está a falhar.

    GRONELÂNDIA E ANTÁRTICA A DERRETER

    O estudo agora publicado reúne as estimativas de 22 peritos em calotas de gelo polares da Gronelândia e da Antártica Leste e Oeste.

    O degelo é um dos principais responsáveis pela subida do nível dos oceanos, assim como os rios de gelo e a expansão térmica – quando a água do mar aquece, também se expande.

    “Concluímos que é plausível que o aumento do nível do mar ultrapasse 2 metros até 2100 neste cenário de subida da temperatura”.

    PLANETA PERDERÁ QUASE 2 MILHÕES DE KM2, CENTENAS DE MILHÕES DE DESLOCADOS
    Neste cenário, o planeta perderá 1,79 quikómetros quadrados de terras, uma área equivalente à da Líbia.

    Grandes partes da terra perdida serão importantes áreas de cultivo como o delta do Nilo e em vastas áreas do Bangladesh será muito difícil as pessoas continuarem a viver.

    Daqui resultará um êxodo de 187 milhões de pessoas, segundo o estudo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema