25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Governo deve declarar estado de emergência no Cunene devido à fome, dizem entidades locais

PARTILHAR
FONTE:VoA

Duas destacadas figuras da província angolana do Cunene exortaram o Governo a declarar o estado de emergência devido ao crescente problema da fome.

A crise, que já levou um grande número de pessoas a procurar empregos e alimentos na vizinha Namibia e também a um grande fluxo de pessoas para Ondjiva, foi agravada pela praga de gafanhotos que destruiu lavras na província

O Ppadre Gaudêncio Felix Yakulengue, igualmente líder da Associação “ANO” dos Direitos na província do Cunene, disse que “há neste momento famílias que estão a partilhar com sete outras famílias” o pouco que têm.

 - portal de angola
DR

“Incentivamos o nosso Executivo a declarar o estado de emergência, não tanto por causa da praga de gafanhotos, mas pela situação que Cunene está a viver”, disse afirmando que isso iria permitir à região receber apoios do exterior do país na mitigação da fome.

Por seu lado, o empresário Jerónimo António afirmou que todos os dias angolanos com fome entram ilegalmente na Namibia à procura de sustento.

“Vamos pedir ao Governo angolano, no interesse nacional, a necessidade de se declarar o estado de emergência para salvar vidas humanas”, disse afirmando que a fome está a levar a um aumento da “pressão nas áreas urbanas e pressão nas instituições”.

Em Ondjiva, concluiu, “estamos a ver que já está afogar as instituições”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministro Eugénio Laborinho garante aumento dos níveis do policiamento de proximidade

O Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, garantiu, este sábado, em Ondjiva, província do Cunene, o contínuo reforço do policiamento...

Recuros naturais de Angola atraem turistas sul-africanos

O embaixador do turismo na África do Sul, George Van Deventel, destacou, esta sexta-feira, na província do Cunene, que...

Gaza: comunidade internacional exige investigação a mortes de civis

Uma distribuição alimentar na Faixa de Gaza terminou com a morte de 110 palestinianos, segundo o ministério da saúde...

Angola preserva relações de irmandade com Namíbia

Falando num encontro entre delegações dos Governos dos dois países consagrada à questão de presença de agricultores...