22 C
Loanda
Sábado, Setembro 21, 2024

Deputado do PRS acusa comunidade internacional de interferir nas questões da Guiné-Bissau

PARTILHAR
FONTE:VoA

O deputado guineense Domingos Quade questiona a presença no país do grupo P5 (Nações Unidas, CEDEAO, CPLP, União Europeia e União Africana) e acusa os representantes dos organismos internacionais de interferir nos assuntos internos da Guiné-Bissau.

“Quero saber se os embaixadores da Guiné-Bissau podem criar também associações para interferir nos assuntos internos de outros países, tal como acontece no nosso país?” questiona Quade, do Partido de Renovação Social.

O professor de Relações Internacionais, Fernando Mandinga da Fonseca, condena o discurso do parlamentar e ex-bastonário de Ordem de Advogados guineense.

“Esses discursos têm as suas implicações, porque não são de cidadãos comuns. No meu ponto de vista, os sucessivos discursos do género poderão pôr em causa a relação da Guiné-Bissau com os seus parceiros,” diz Mandinga da Fonseca.

Mas para o analista político, Luís Landim, as questões levantadas pelo parlamentar têm um enquadramento na análise da acção das organizações internacionais na Guiné-Bissau.

“A sua reacção deve ser entendida num quadro de manifestação do desagrado face à interferência destas organizações nos assuntos internos do país, porque essas estruturas têm, em algum momento, uma tendência na resolução de sucessivos crises políticas na Guiné-Bissau,” diz Landim.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Guiné-Bissau: Jovens dos partidos prometem combater regime

Ainda não é oficial, mas vários jovens de partidos guineenses prometem unir-se contra o "regime ditatorial" do Presidente Umaro...

Ativistas em Bissau: “Não cometemos nenhum crime”

Nove ativistas detidos durante um protesto em Bissau contra o Presidente Umaro Sissoco Embaló foram ontem libertados e dizem-se...

Guiné-Bissau é “parceiro firme” da Rússia, diz Sissoco Embaló a Vladimir Putin

A Rússia pode contar com a Guiné-Bissau "como parceiro firme", disse o Presidente guineense guineense ao seu homólogo da...

Sem fundos para eleições: “É necessário tomar diligências”

A Guiné-Bissau está a atualizar os cadernos eleitorais e a inscrever novos eleitores, mas não se sabe para que...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema