23 C
Loanda
Domingo, Outubro 6, 2024

SpaceX vai lançar naves espaciais para Marte em 2026, diz Elon Musk

PARTILHAR

O megarocket Starship da SpaceX começará a pilotar missões de Marte apenas daqui a dois anos, se tudo correr de acordo com o plano de Elon Musk.

“Estes vôos não são tripulados para testar a fiabilidade de aterragem intacta em Marte. Se estas aterragens correrem bem, então os primeiros voos tripulados para Marte serão daqui a 4 anos”, disse o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, via X, numa publicação em que anunciou os novos cronogramas ousados. (O Planeta Terra e Marte estão alinhados adequadamente para missões interplanetárias uma vez a cada 26 meses.)

“A taxa de voo crescerá exponencialmente a partir daí, com o objetivo de construir uma cidade auto-sustentável em cerca de 20 anos”, acrescentou Musk no mesmo cargo. “Ser multiplanetário aumentará largamente a provável esperança de vida da consciência, pois já não teremos todos os nossos ovos, literalmente e metabolicamente, num só planeta”.

A Starship de aço inoxidável é constituída por dois elementos: um impulsionador chamado Super Heavy (numa parte inferior) e uma nave de 50 metros de altura (numa parte superior) que é conhecida como a Starship. A SpaceX acredita que a Starship trará a possibilidade de aterrar em Marte – um sonho de longa data de Musk – com a compreensão da humanidade.

O veículo gigante teve um melhor desempenho em cada voo sucessivo, cumprindo todos os seus principais objetivos na missão mais recente.

A SpaceX está atualmente a preparar-se para o quinto voo da Starship, que poderá ocorrer em breve; a empresa já realizou testes de fogo com o Super Heavy e a Starship que vão integrar a missão.

De recordar que, em junho, apesar da perda de muitas peças e de uma asa danificada, a Starship conseguiu pousar suavemente no oceano.

A expectativa à volta deste quinto vôo é grande. Como Musk diz frequentemente sobre os vôos da Starship: “a excitação é garantida”.

Por Space.com

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Meta inclui vozes célebres em chatbot de IA e apresenta óculos de realidade aumentada

A Meta, controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou nesta quarta-feira (25) a inclusão de vozes de celebridades de...

Intel recebe oferta multibilionária da Apollo, enquanto a Qualcomm planeia aquisição

A Apollo Global Management. ofereceu-se para fazer um investimento multibilionário na Intel, anunciou a Bloomberg, dando ao fabricante de...

Meta minimiza ameaça da IA generativa em campanhas e eleições

As campanhas de desinformação russas nas redes sociais usando a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa não tiveram sucesso...

Reação do X a motins no Reino Unido pode ter impacto na investigação da Lei Digital, diz Comissão

Em dezembro de 2023, foi instaurado um processo judicial contra o X, que tinha conteúdos ilegais e desinformação na...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema