A gigante portuária e de logística DP World dos Emirados Árabes Unidos lança parceria com o Nedbank , um banco sediado em Joanesburgo, para expandir o financiamento comercial para pequenas empresas que enfrentam desafios de tesouraria na África Subsaariana, anunciou a Bloomberg.
Segundo o acordo anunciado na terça-feira, a DP World lançou um programa de financiamento da cadeia de abastecimentos na sua plataforma. O Nedbank atua como financiador, permitindo que os fornecedores da DP World na região tenham acesso rápido a pagamentos rápidos e adiantados com base em recibos aprovados. O acordo permitirá que pequenas empresas garantam os fluxos de tesouraria.
O objetivo da parceria é aliviar as restrições de capital para fornecedores e dar uma “opção de financiamento mais económica” do que as soluções de mercado existentes, disseram as empresas num comunicado.
A maior questão macroeconómica é lidar com a lacuna de financiamento comercial estimada entre 80 mil milhões e 120 mil milhões de dólares em África . Espera-se que ela só aumente com mais comércio intrarregional sob a Área de Livre Comércio Continental Africana. Esse pacto criará a maior zona de livre comércio do mundo por área quando estiver totalmente operacional em 2030.
Financiamento comercial de pequenas empresas em Africa
De acordo com um relatório de 2022 da International Trade and Forfaiting Association em Zurique, os déficits de financiamento comercial prejudicam especialmente as pequenas e médias empresas, “que representam cerca de 80% dos comerciantes africanos e cujos bancos lutam com custos regulatórios para financiar lucrativamente as suas atividades comerciais”.
O Nedbank e o DP World também assinaram um acordo de compartilhamento de riscos com o objetivo de aumentar a disponibilidade de crédito para agricultores e outros pequenos comerciantes.
“Ao combinar a nossa expertise em finanças estruturadas com a rede de logística da DP World, estamos bem posicionados para enfrentar os desafios de financiamento comercial da região”, disse Anél Bosman, executivo-gerente do grupo Nedbank CIB, no comunicado.
Mohammed Akoojee, CEO e diretor administrativo para a África Subsaariana na DP World, disse: “Ao combinar as capacidades logísticas da DP World com soluções financeiras inovadoras, não estamos apenas permitindo que nossos fornecedores prosperem, mas também promovendo um ecossistema comercial mais transparente e eficiente.”