A Rádio Diocesana do Luena, afecta à Igreja Católica, na província do Moxico, começou a emitir oficialmente os seus programas a partir de hoje, sexta-feira, através de um emissor de Frequência Modelada (FM), no âmbito extensão do sinal da Rádio Eclésia pelo país.
Em declarações à imprensa, escreve Angop, durante a cerimónia de inauguração do empreendimento, o director da Rádio Diocesana do Luena, Hilário Matuca, informou que a grelha de programação é composta por temas religiosos, informativos, entretimento, entre outros espaços.
Informou que a Rádio Diocesana do Luena comporta um estúdio de emissão, cabine de gravação de programas, sala de multimédia, sala de formação e sala conferência, redacção e uma torre de 60 metros de altura.
Acrescentou que o sinal da rádio atinge um raio de 60 quilómetros e a emissora vai trabalhar 24 horas por dia.
Reconheceu que a rádio tem escassez de quadros, principalmente jornalistas, mas que numa primeira fase vai funcionar com os poucos que existem, sem precisar o número exacto.
Por sua vez, o bispo da diocese do Luena, dom Jesus Tirso Blanco, disse que a nova rádio vai ajudar a população a ter voz mais activa sobre os problemas da comunidade, bem como contribuirá na transformação espiritual dos cidadãos locais.
Sublinhou que a Rádio Diocesana do Luena vai permitir maior pluralidade de opiniões sobre assuntos candentes da região e do país, assim como servirá de um veículo de transmissão de conhecimentos e de evangelização.
A montagem desta emissora radiofónica contou com apoios das instituições religiosas da Alemanha, Espanha e Itália.