25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Direitos humanos estão no centro do acordo político com Cuba, afirma UE

PARTILHAR
FONTE:AFP

A questão dos direitos humanos está no centro do Acordo de Diálogo Político e Cooperação entre Cuba e a União Europeia, disse nesta sexta-feira (24) Eamon Gilmore, representante especial da UE sobre este assunto, que pediu um debate “honesto e direto”.

O diplomata irlandês falou no início das negociações com representantes do governo cubano durante uma visita à ilha desde quinta-feira, no âmbito do Acordo de Diálogo Político e Cooperação UE-Cuba, em vigor desde 2017.

“Os direitos humanos ocupam um lugar central neste acordo e cooperação política”, disse o relator, estimando que ambas as partes conseguirão chegar a um acordo sobre algumas questões, mas haverá outras “em que questionaremos e talvez por vezes desafiaremos um ao outro”, indicou.

Gilmore apelou a “um debate franco e direto” com o governo cubano.

Rodolfo Benítez, diretor de Assuntos Multilaterais da Chancelaria cubana, pediu uma conversa “respeitosa e construtiva, entre iguais”.

“Vemos este exercício como uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas que contribuem para fortalecer a promoção e proteção dos direitos humanos na União Europeia e em Cuba”, disse o responsável cubano.

Na quinta-feira, o representante europeu reuniu-se com grupos da sociedade civil, com o ministro da Justiça, o vice-ministro do Interior e com deputados da Assembleia Nacional.

A visita ocorre dois anos depois de a ilha ter sido abalada pelas históricas manifestações de 11 e 12 de julho de 2021, quando milhares de cubanos saíram às ruas gritando “temos fome” e “liberdade”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

“Intimidação”: Observadores internacionais preocupados com eleições na Geórgia

Os observadores internacionais afirmaram que o processo eleitoral na Geórgia decorreu de forma preocupante, tanto antes como durante as...

Viktor Orbán e Ursula von der Leyen em debate aceso no Parlamento Europeu

Viktor Orbán defrontou-se com Ursula von der Leyen no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Viktor Orbán e Ursula von der Leyen...

Angola novamente em rota de colisão com os direitos humanos

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Já não é uma novidade, nem pouco mais ou menos, ouvir dizer ou ler que em...

Kuleba e Borrell pedem levantamento das restrições ao uso de armas ocidentais contra a Rússia

Dmytro Kuleba instou os países da UE a tomarem "decisões corajosas" e a autorizarem a Ucrânia a utilizar armas...