25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Ucrânia não vai ceder um centímetro do território à Rússia

PARTILHAR
homens armados, que se acreditem serem miltiares russos, vistos perto da cidade de simferopol, na crimeia (foto thomas peter/reuters) - portal de angola
Homens armados, que se acreditem serem miltiares russos, vistos perto da cidade de Simferopol, na Crimeia (Foto THOMAS PETER/Reuters)

A Ucrânia não vai ceder “nem um centímetro do seu território à Rússia”, disse, este domingo, o primeiro-ministro da Ucrânia durante um discurso num comício, num dia marcado por confrontos entre elementos pro e anti-russos na Crimeia.

“É a nossa terra, não vamos ceder nem um centímetro. Que a Rússia e o seu presidente o saibam”, disse Arseni Iatseniouk durante um comício destinado a assinalar o 200.º aniversário do nascimento do poeta Taras Chevtchenko, olhado na Ucrânia como um símbolo da independência do país.

O discurso do primeiro-ministro ucraniano acontece num contexto de confrontos em várias cidades mais a leste, onde os manifestantes pró e anti-intervenção russa procuraram aproveitar a data simbólica para marcar posição sobre a presença de forças russas no território ucraniano.

As várias manifestações organizadas pelos defensores da intervenção russa e pelos apoiantes da integridade territorial da Ucrânia acabaram em confrontos em Simferopol, uma das mais importantes cidades da Crimeia, reportam as agências de notícias internacionais.

As várias manifestações organizadas para defender os dois lados em conflito acabaram por se encontrar, o que deu lugar a confrontos, de acordo com as agências de notícias internacionais.

A tensão na península da Crimeia, que está na prática controlada pelas forças russas, resultou numa tensão entre a Rússia e o Ocidente, com cada um dos lados a impor sanções ou a ameaçar medidas proibitivas para forçar o outro lado a recuar. (jn.pt)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...