25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Terminais marítimos podem descongestionar estradas de Luanda

PARTILHAR

 - portal de angolaLuanda – O economista Manuel Lourenço considerou, hoje (terça-feira) positivo o trabalho do Ministério dos Transportes que visa instalar terminais marítimos ao longo da costa litoral da província de Luanda, com a finalidade de ajudar a descongestionar o tráfego rodoviário na capital angolana.

Em declarações à Angop, sobre “projectos do sector dos transportes marítimos”, Manuel Lourenço realçou o facto dos terminais, a serem colocados em regiões como Panguila, Cacuaco, Porto de Luanda, Chicala e Mussulo, poderem atender 800 passageiros/hora.

Disse que a questão dos transportes marítimos deve ser vista de forma combinada com os sectores rodoviário e ferroviário. “A combinação desses três segmentos de transportação deve ser acompanhada da criação de zonas de parqueamento de viaturas”.

Referiu que, dentro desse quadro, a organização e gestão administrativa da própria operacionalização do sistema de trânsito em Luanda deve funcionar como complemento aos futuros terminais marítimos para passageiros.

Aprovado pelo Governo angolano, o projecto de construção de terminais marítimos na costa do país compreende duas fases, a circunscreve-se à província de Luanda com terminais na rota Museu de Escravatura, Benfica, Chicala, Porto de Luanda, Cacuaco e Panguila e depois no Mussulo.

Segundo oplano governamental, na segunda fase, o modelo de Luanda será implementado nas províncias de Cabinda, Zaire, Bengo, Benguela e Kwanza Sul e Namibe.

A necessidade de implentaçãao do serviço de cabotagem na costa angolana, há muito se faz sentir.

 Fonte: Angopo

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...