25 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 31, 2024

Segurança na fronteira foi analisada no Congo

PARTILHAR
 - portal de angola
Autoridades dos dois países procuram uma plataforma comum sobre a facilitação de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, enviou uma mensagem escrita ao seu homólogo da República do Congo, Dennis Sassou Nguesso. O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, foi o portador da mensagem escrita entregue no sábado, em Brazaville, durante um encontro com o estadista congolês.
O ministro angolano das Relações Exteriores, que regressou no mesmo dia a Luanda, trabalhou durante algumas horas naquele país, tendo participado num encontro a pedido do seu homologo congolês, Basile Ikouebe, onde foram passadas em revista as relações bilaterais, no quadro da concertação política permanente.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do Congo, Basile Ikouebe, reafirmou que o seu país quer maior empenho das partes em acções concretas sobre os sectores da Defesa, segurança fronteiriça, agricultura, educação e juventude, no âmbito da comissão mista bilateral, segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola.
No encontro, em que participaram os ministros da Defesa, Charles Zacarie Boawo, e dos Assuntos do Território e Integração, José Rodrigue Ngouonimba, o chefe da diplomacia congolesa disse que os dois países têm de encontrar uma plataforma comum sobre a facilitação de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, sobre a livre circulação de pessoas e bens, preservação da independência e das boas relações de amizade e cooperação institucional multilaterais existentes entre os dois países.
Georges Chikoti e Basile Ikouebe passaram ainda em revista o estado de cooperação bilateral, à luz dos vários acordos rubricados entre os dois governos, e analisaram algumas questões ligadas à organização e estruturação da Comunidade Económica da África Central (CEAC), da qual Angola é membro.
Georges Chikoti reafirmou também o interesse de Angla desenvolver o modelo de facilitação e de concessão de vistos com a República do Congo, concedendo autorizações em tempo relativamente curto, tendo em atenção a dinâmica das sociedades e o interesse das pessoas verem os seus problemas resolvidos. Para o efeito, foi criado um grupo técnico que vai reunir-se nos próximos dias, coordenado pelos embaixadores Joaquim do Espírito Santo, director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, e Daniel Owassa, secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Congo. O embaixador na República do Congo, Pedro Fernando Mavunza, e técnicos do Ministério das Relações Exteriores participaram no encontro, que teve lugar na sede da diplomacia congolesa.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...