25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Salão Internacional do Automóvel de Genebra (vídeo)

PARTILHAR
(euronews) - portal de angola
(EURONEWS)

Está a decorrer, até 15 de março, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Esperam-se mais de 700.000 visitantes. No certame, que decorre no Palexpo, estão expostos cerca de 130 novos modelos e protótipos de carros.

O “Budii” é um carro elétrico da empresa suíça Rinspeed. Para já é um protótipo mas ele permitirá, aos dois passageiros que viajam no lugares da frente, através de um braço mecânico, revezarem-se ao volante. O carro tem ainda um sensor superior de direção para uma condução sem condutor.

O “Budii” tem também, integrado, um sistema de pagamento de estacionamento através de NFC (Comunicação de Campo Próximo):

“É uma tecnologia nova e vamos ter de adaptar-nos a ela. É como a Internet há 20 anos, também foi um pouco assustador. Hoje os nativos da era digital não conhecem nada para além da Internet. É uma questão de gerações, de adaptação à tecnologia”, explica Frank Rinderknecht, Presidente da Rinspeed.

No exterior, o carro tem câmaras para se ajustar a suspensão à altura do passeio. Este veículo tem também um sistema de verificação do tráfego e condições ambientais para encontrar a melhor alternativa numa condução autónoma.

A construtora Italiana ED mostra neste salão o “Torq” um carro de corrida autónomo e elétrico que pode chegar aos 330 km/h. O carro tem um design pouco convencional, o objetivo é ser o mais aerodinâmico possível.

O “Torq” não tem janelas, até porque o condutor é eletrónico mas há uma pessoa que controla o veículo e que vê o exterior, a 360º, através de um ecrã. Se tiver coragem suficiente pode mesmo assumir o controlo do volante.

Também a Volkswagen mostra a sua visão do futuro com um cupê híbrido, desportivo. O protótipo, daquele que deverá ser o substituto do Volkswagen CC, chama-se Sport Cupê Concept GTE e foi também apresentado nesta exposição.

A nova aposta da marca germânica é uma combinação entre um motor turbo V6, a gasolina, com duas unidades elétricas o que lhe permite uma potência de 379 CV:

“O que vemos, atrás de nós, é um plug-in híbrido cupê de 4 portas, a silhueta do carro dá-nos uma ideia daquilo que ele é, é fácil de conduzir, a parte traseira foi alongada e tem uma forma muito dinâmica. Olhando o carro, de lado, e particularmente, as rodas, é visível a envergadura dos raios das jantes”, adianta Tobias Suhlmann, designer de exteriores da marca.

O Magnata e fabricante de carros, americano, James Glickenhaus apresentou o carro de corrida SCG 003 que correrá pela escuderia Cameron Glickenhaus, este é o terceiro projeto do género do magnata, e começará a competir já em maio nas 24 Horas de Nürburgring. (euronews.com)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...