25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

República Centro-Africana: pilhagens, assassínios, fome

PARTILHAR
(euronews) - portal de angola
(EURONEWS)

Há dez meses que o terror está instalado na República Centro-Africana. As pilhagens, linchamentos, assassínios, violações fazem-se em plena luz do dia, apesar da presença dos militares africanos e franceses, que integram a missão de paz.

A multidão ataca os comerciantes muçulmanos, acusados de transportarem armas, que fogem, aos milhares, da capital Bangui, em direção ao Chade.

O êxodo dos comerciantes agrava a penúria de alimentos, pois são eles que controlam o comércio do gado através do Chade. No mercado de Bangui, os produtos escasseiam.

Sylvanus Kossingou, vendedor no mercado, queixa-se: “Vivemos, atualmente, uma situação muito grave. Está tudo caro e bloqueado, não há atividade. Os veículos que chegam dos Camarões e do Chade, os produtores que trazem a carne, deixam de vir…não há nada. Tenos de sobreviver assim”.

Nove pessoas em cada 10, não podem comer mais do que uma vez por dia, afirma a organização das Nações Unidas.

A situação, mesmo má, ainda se agrava: havia 40 grossistas na capital e só restam 10, que ameaçam partir se não for imposta alguma segurança.

Cerca de um milhão de pessoas, ou seja, um quarto da população, já fugiram de casa; duas mil foram mortas. A presidente Catherine Samba-Panza tem, perante ela, uma tarefa imensa:

‘No prazo de um mês, gostava que a seguraça cobrisse o país, se não todo o país, pelo menos a maior parte. Quero conseguir. A partir de determinada altura, todos vão responder pelos seus atos. Por isso os desordeiros que se acautelem porque vão responder pela desordem que semeiam no país.’‘

Logo a seguir a este discurso, um grupo de soldados apunhalou e matou à pancada um homem no meio da multidão. Os soldados acusaram-no de ser um dos antigos rebeldes do Séléka, a coligação de maioria muçulmana. (euronews.com)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...